PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS3168

1723. Carta de Manuel Seabra da Silva, vigário, a Manuel de Matos e Silva, comissário do Santo Ofício.

Autor(es) Manuel Seabra da Silva      
Destinatário(s) Manuel de Matos e Silva      
In English

Denunciation letter from Manuel Seabra da Silva, a vicar, to Manuel de Matos e Silva, a commissioner of the Holy Office.

The author denounces another priest because of some heretical propositions he proffered when he wore a mask in the context of a bull festival.

The Inquisition archives contain, apart from the around 40 thousand individual proceedings ("processos"), a collection of scattered charges, for which the Inquisition "Promotor" had to decide whether or not to prosecute. Complaints, confessions, letters by the commissioners or about different stages of each proceedings are some of the document types that can be found in these books. This letter has been kept among such documentation.

If there is no translation for the letter itself, you may copy the text (while using the view 'Standardization') and paste it to an automatic translator of your choice.

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Ao mto Rdo e scr Mel de Mattos e SiLva gde Ds Comissro do sto offo e Abbe do Gordão Do Vgr de Lobam Munto Rdo e sor Manoel de Mattos e Silva

en 26 deste julho se fes hum festejo de Touros no Lugar de Villa juzã nesta minha frega de S juliam de Lobam, q fui ver e Levantandome, por estar o festejo findo, e os mais q estavamos, q hera o Rdo Conego Pe Henriques Coelho ora assistente no Lugar de Vila de Rei e o Doutor Manoel Nunes da Veiga Médico do partido da Cide de Vizeu e o Ldo Mel Rebello do Lugar do Cazal desta ditta frega, e o Ldo Franco Veeira Rebello assistente no Lugar de Sta olaia de baixo da frega de Canas o a sabugoza chegou em Mascarado O Ldo o Pe dos Bras Rebello do do lugar de ViLa juzã, e falando pa elle o do Ldo Franco Veeira Rebello rRespondeu na sua fala natural sem a mudar dandose a conhecer e todos Conhecerã ser o mesmo, q não avia de ser perigo avia de morrer de Cama de bom, e q qdo morresse se lhe rezasem pella alma tudo Levava o diabo, e estava en seu perfeito juizo, a meu parecer, e avia menos de duas horas q tinha vindo da Vila de Freixedo de pregar sermão, mais de 9 annos q he pregador, e confessor algũns annos, e nunca se lhe Conheceu falta de entendimo nem de prezente se lhe Conhese, e elle parece q todos os q o ouvirã porferir as ditas palavras se esCandilizarã gravemte por se mostrar irado, qdo as proferio e me parceu devia dar Conta a Vm q fará o q for servido: Ds gde a Vm Lobam 30 de julho de 723.

Mto Sdor de Vm O Vigo Manoel Ceabra da silva

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases