PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS9190

1721. Carta de frei Francisco da Assunção para Tomé Lopes Negrão, reitor.

Autor(es)

Francisco da Assunção      

Destinatário(s)

Tomé Lopes Negrão                        

Resumo

O autor relata alguns casos que testemunhou: a heresia de um clérigo, a existência de livros proibidos numa biblioteca que está para venda e a celebração da missa por pessoa não ordenada.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Meu amo, e Sr

Como tenho portador tão seguro, e me he precizo molestar mais a Vmce; faço esta pedindo a Vmce perdão de molestia tanta; mas assim me he precizo, por descargo de minha conciencia. Depois que escrevi a ultima a Vmce succedeo hir eu 2a feira, a 1a oitava do Espirito Santo ouvir a sta Clara nes-ta Cide, ouvir hum dos sermões do Amor Divino; e hum Clerigo da Porta de Carros, fo de hum Estalajadeiro, o qual Clerigo se chama Sebastião Pinto, disse no Sermão (que foi de tarde) hũa proposição heretica, mas entendo na minha Conciencia que a proferio sem malicia, nem pertinacia, senão por ignorancia e inadvertencia; e foi nesta forma: «O Espto Santo teve duas naturezas; a natureza de Poba, e a natureza Divina. Suponho quis dizer figura em lugar de natureza, a respeito da Pomba; ou isso he o q havia de dizer; figura, e não natureza. E não sei se disse teve, ou se disse tem duas naturezas; mas pareceme que disse teve eta isto foi ja quazi no fim do Sermão. Sei tambem, porque o vi, q na Livraria q ficou por morte do Arcediago do Porto (que morreu ha tres pa quatro mezes) está hum Lo totalmte prohibido, que he hũa Biblia de folha toda em a Lingoa Italiana: e são prohibidas as Biblias em outra Lingoa fora da Latina. Tem mais a da Livraria (que he grande) os dous volumes, ou tomos das questões regulares de Fr Mel Rodrigues; e o Expurgatorio manda expurgar hum Livro destes: e não sei se estará expurgado. Possue hoje esta livraria hum Antonio de Novais Novais, e sua mer, que he sobra do mesmo Arcediago fallecido; e a Livraria está pa se vender, e nella falla o Abbe de Lobrigos, velho, e hum Fulano da Gama, Clerigo de Braga, mas morão nesta rua Chãa, em hũas cazas, que forão do Thezouro de Cedofeita, e outras mais pessoas, que não sei quem aCompacompanha, e levará a tal Biblia prohibida, e mais Livros. Ao do Antonio de Novais disse eu q a Biblia era prohibida, mas não me parece que rezultasse fruto o dizerlho; não por malicia sua, mas porque ás vezes não fazem Cazo, e não sabem as penas que ha nisso. Ultimamte, houve nesta terra hum moço tunante, fo de hum chamado o Capado, pareceme q da frega de Sto Ildefonso, o qual era hum rancho chamado do Caya: o tal moço depois foi pa o Brazil, e parece tinha algũas oredẽms, mas não todas. Ouvi dizer hum destes dias ao Pe Jozeph Pessoa de Carvo, escrevente da Camera Eccleziastica, que o tal parece q dizia Missa no Brazil; Como que não tinha ordẽms, e a dizia. Elle o saberá melhor; eu refiro o q elle disse, e lhe ouvi, da forma que fosse, que a isso me reporto. E não he o meu animo acrescentar, nem diminuir. Sexta fra vai meu Tio tomar as suas ordẽms a Galiza, q tem breve pa extra tempora, e heide hir com elle: veja Vmce se ordena al-gũa Couza de seu serviço pa aquellas partes. Fico sempre na obeda de Vmce; a qm o Ceo gde Como dezejo.

Porto 4 de Junho de 1721 @. Subdo e Cappellão de Vmce obrigadissimo Fr Franco da Assumpção Sr Reitor Thome Lopes Negrão

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases