PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1278

[1600]. Carta de Álvaro Vaz para Francisco Lopes, sacerdote.

Author(s) Álvaro Vaz      
Addressee(s) Francisco Lopes      
In English

Inglês:

Translation by

If there is no translation for the letter itself, you may copy the text (while using the view 'Standardization') and paste it to an automatic translator of your choice.


Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Ao sor frco Lopes sacerdote ẽ Torres vedras ẽ igreja de s Pedro Snor

Jesu Xpõ a Vm todo o bem, e nos ajunte na gloria sou vivo e fui morto os testimunhos falsos q os Inquisidores de Portugal ocasionarão: ainda q me deshõ-rarão, e per tempo me escurecerão, todavia subministrou Ds ocasiões mestras de minha christandade, e de serviços de Ds cõversão de almas, q Ds de males tira bens. Saude Vm ao Ldo Jorge Nunes, sua molher, e filha helena Rõldoa e os mais, ao Sor prior de s pedro e q eu mandarei pagar os dous crusados ao Snor Gpar pinto de São Tiago e a todos os mais dessa villa. e digalhes per certo q tudo cõtra mim foi falso e a sentẽca pello cõseguinte falsa, e q ameasos dos Inquisidores causarão tantas falsidades como eu a elles tenho escrito, e retratadome de tudo, e q são obrigados mandarẽ restaurarme a honra, e primeiro a de Ds perq todos os sacramẽtos fis sempre come devia, e como podia faser Santo Thomas na divida e legitima intenção e assi diga a todas as pesoas q forão absolutos suas cõfissões e assi pmitta a misericordia de Ds q me absolva o cõfessor a hora da morte pa alcãcar graça de meu Snor Jesu Xpõ, como tive intensão sempre de absolver todas as pesoas q a mim se fessarão, e diga o mesmo de missas e tudo o mais a Simão dias q as suas missas serão pagas e aos dous mercadores as suas dividas. Ds nos dee asi mesmo. mande este escrito a Marquiteira a freira margaida de s Francisco q ore a Ds, q Ds deu mais ocasião de salvar almas, do q o demonio impedio. Pesso as orações de Vm

Alvaro Vaz

Pessa ao sor prior, e Vm faca nisso ho q for necessario, q se ponhão exsequeção a satisfação das dividas q escrevo e pesso per merce.


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewSentence view