Simão Gomes d almda
Anstram Veadar 13 5423
Mco 28 21 663
Posto q pr escripto não haja precurado estes tempos novas de Vm não falto a minha obrigacão em as saber
precurar das pessoas que dessa cide vem, e mas dão da saude de Vm; relatando tambem cauzas q me dão
motivo pa as aver de apontar a Vm; poes fora eu faltar as rezons tão obrigatorias como são as da lei san-
gue e amizide quando a Vm lhas não propruzera cada huma dellas per si tão forçoza q se me não pode imputar
atrivimto; e por eu tambêm ter experimentado em VM hũ tão bom natural e prudensia ajuda a esta minha con-
fiança.
Disse q estando Vm fora do rigurozo e tirano jugo da inquisisão e sendo verdro Israelita não observa publamente
a lei sancta que O Snr Do mundo (Louvado seja pa todo sempre seu sancto nome) nos deu no monte
de Synai e q nossos ascendentes jurão e affirmarão observar asi em seu nome como de seus suscessores
gde e temeroza. Snr he esta propozicão, a que respondi q do animo de VM conhesia eu corresponder sempre
as obrigacõs de verdro hebreo, e q na mesma forma avião de corresponder sempre as obrigacõs deste nome, a que
me replicarão que não bastava só animo qdo avia lei q se devia observar, lugar e tempo sem reçeio e en confir-
masão de tão magnifesta verde me apontarão tantas razõs q fora querer eu alcansar o mar o querellas relatar
neste papel algumas comtudo apontarei pa Vm mesmo julgar o qto convenserão minha reposta q dis em abono de vm
He o pecado da idolatria tão atrox nefando e abominavel q aquelle que o comete he como
que aquelle que o comete he como se negara toda a lei e ainda não cometendo em acto exte-
rior, mas vocalmte deve ser apedrejado, e faltando a prova he talhado pello snr Bendito
logo aquelle que não a abominar que he observando a lei Sancta antes de a entender que he
de diferente religiam fiqua cometendo este tão grave pecado, e encorrẽdo na infalible penna delle
poes fiqua recebendo outro maes q n Snr Bendito.
Bem clara he esta verde q por tal a conhesseo ainda hum gentio convertido(na-
haman privado d el Rei de Aran o qual pede lhe perdoe O Snr Bendito o pecado que cometesse
indo com seu Rei a caza do Idolo Rimon não se podendo excuzar Reg lb 2 cp 5 versso
18 e maes não era com animo e vontade logo sendo em qualquer modo adoracão e decla-
racão de boca se fiqua cometendo o grave e torpe pecado de idolatria
Sadra E Mesech e Eabed bem podiam escapar a vida com fazerem fingida ado-
racão a estatua de nebucodenosor, mas não quizerão uzar de tam torpe meio poes fiquavam
incorrendo em tal crime não os livrando a tencão vontade e animo de não adorar de cora-
cão, o mesmo obrarão os sete Machabeos, Daniel, e o Pontifice Eleazer
Porq o precepto não tenhaes Deozes alheios diante mi exod cp 20 vss 3
lhe insinava que isto procede ou adoração seja de coracão ou não confirmado com o outro
com o outro preceito que nos insina não mireis aos idolos Levit 19 vss 4 de sorte que
com qualquer humilhasão se incorre neste pecado como nos insina tambem outro preceito exod
cp 20 não te humilhes a elles, e ainda tirar o chapeo zombando como nos insina o grande
Hagam Isach Athias na declaração deste precepto.
E por este ser o fundamto principal da Lei Sancta he emcomen-
dado nella este precepto 44, De sorte que O Snr Bendito a fonte da Piedade
manda que se não apiade do Idoletra, e este he o que em qualquer forma
ou modo der adoracão a Deozes e idolos outros em tanto que nem por zombaria
se pode nomear o nome da idolatria como temos per preceipto exod cp 20 versso
13 nome de outros deozes não nomeeis.
E em q forma esteja o que estiver incircuncezo se veda reco-
mendaçam deste divino preceito genesis cp 17 verso 14, e êmqto se não tiver a
elle obedecido padeçe alma e corpo a maes triste e lamentavel tragedia que se pode
considerar e so como obediencia e execusam delle se recebe toda a prefeicão, e bem
se mostra esta infalivel verde poes na encomendanca delle a Abraham, Nosso pae
lhe diz o Snr Bendito se prefeito, e antes disso lho não avia dito tendoo co-
municado de antes tantas vezes - genes cp 17 versso 1o e 2o
E da dilacão na execusão deste preceito se ofende tanto a divina
Magde que ao não circuncidar a mer de Mose com tanta pressa a seu fo executara
nelle o Anio a morte qdo lhe sahio ao encontro exod cap 4 versso 25 esta o incircun-
cozo inhabal de poder fazer paschoa exod cp 12 vsso 49 porq se reputa o tal por ido-
latra gentio e não por Israelita; e he tão divino este precepto q por elle se quebranta sabbat
por esta tão excelente insignia nos apartamos das maes gentes, e recebemos a prefeicão espiritual
por meio da qual nos asiste A divindade.
Eis aqui Snr quam arrados andavamos os que asistiamos na Espanha
entendendo que o animo ou atenção nos livraria de tão torpes delictos e que nos poderi-
amos salvar sem ter este Sancto firmamento e quanto maior ainda sera a cigeira
dos que ainda durarem nesta damnada e infernal opinião, poes a observantia da Lei
Divina como prefeita não recebe meios pa que nesta ou naquella pte se ob-
serve ou nesta naquella me livre, O Snr Do mundo descubra nossos olhos
pa que vejamos as maravilhas de sua Sta Lei e nos mostre seus caminhos pa an-
darmos na verde della como pede Daniel ao mesmo Snr no pselm 119
Grave he o crime da ingratidão mas este o fiqua sendo ainda
mto maior quanto o he a pessoa contra quem se comete, não se livrara desta tão
inorme culpa quem livre do fogo, dos Caldeos se não mostrar agradecido ao
Snr Do Mundo em observar sua Lei Sancta seguindo o exemplo de Abraham
nosso pae que livre deste fogo então logo na observancia do precepto da circun-
cizão e do de sacrificar seu fo e em todos os maes preceptos que observou Gen
cp 26 vss 6 se mostrou a seu Criador tão agredecido qto fiel e obediente.
He Snr mizericordiosa e fatal infirmide do juizo e fernezi
delle não conheser esta verde maiormte a vista do exemplo que nossos sabios
trazem daquelle que lavandosse da imunditia fiquava ainda na mão com a serpen-
te e asi imundo sempre por maes agoas com que se lavasse, e asi por maes que cada hum queira
dizer he Israelita emquanto o não for como por Lei he obrigado, fiqua sendo somente
idolatra perversso, e gentio com dor intrinseca de meu coracão estou reppondo esta verdade
tam infalivel a vista do tempo tão mal logrado q pasei em aprender Leis, devendoo sómte
pasar no deprendimto e observantia da lei sancta, sem me valer desculpa alguma poes a não
ha, nem pode haver pa se deixar o divino e se abracar o humano contra o preceito deutoron
cp 6 amaras a A tu Dio com todo teu coracão com toda tua alma e com todo teu
dever que he deixar honra, vida, fazda pello Criador dos Ceos, e terra que he so o sumo e
verdro bem.
E pa maior confuzão minha mo provarão ainda com o cazo que se refere no livro 2o
reg cp 17 vss 41 e 42 daquellas gentes que dezião temião al Dio bendito mas serviam
aos idolos o que lhe não valia antes fiquão pecando maes torpemte por ser pecado asinte feito e
não por erro eis aqui Snr a nossa grande mizeria dos q tanto tempo asistimos no egito de Por-
tugal, ou pa milhor dizer entre as idolatrias de tão diabolica babilonia, e ainda mto ma-
ior e que não fiquara sem castigo dos que nela preseverarem.
Consideresse a inconstancia da vida, e que esta falta qdo menos se imagina e que vem a ser
totalmente cegos os q por esta rezão os que diserem vollo ei ainda a fazer e faloei em breve
como se este tal fora snr de sua vida e não O Snr bendito que lha pode tirar quando for sua
divina vontade, e elle menos o imaginar. Bem servos e favorecidos erão do Snr Bendito Mo-
se e Heron e maes não entrarão na terra Sancta e quem deria que nella não aviao de entrar
sendo as cabecas do Povo e seus governadores, qto maes se podera dizer pellos q estiverem sendo ido-
letras; q são os que não observarem a Lei sancta, pa não merecerem alcansar qdo quizerem
o bem de que voluntariamte se privam a si mesmos.
E que haja respeito humano que atropele o divino que por substentar fazda ou augmen-
tada deuxe cada hum de fazer sua obrigacam na observancia da lei divina, persuadindosse
cega e torpemente que se o fizer lhe vira a faltar esta fazda grande mizeria esta e digna
de todo o sentimto poes nesta forma a vm a negar totalmte a providencia Divina, o premio a
virtude, e o Castigo ao delicto, poes só a observantia da lei divina he a que tras comsigo
todos os bens esperituais e corporais assi o mel damos todos os Dias na semaa Deutoron
cp 6 vsso 3, e o sr bendito nos ha de abiliguar em a fome como diz david psalm 33 e nunqua
ha de dezemparar seu povo nem deixar sua heredade como Diz o mesmo David psalm 100
e devemos considerar que o homem não vive no pão senão principalmte na lei e palavra
do Snr Bendito deutoron cp 8 e eis aqui Snr quam cego andei e ignorante o tempo
que pasei sem me vir meter debaixo do gremio da Divindade
se vemos que os maos florecem em bens he certo, ser pa sua total ruina
como nos ensina David psalmo 92 ermolecem malos como herva; e dando a rezão
dez que he pa serem destruidos hasta sempre, e este sempre se entende assi neste
mundo como no outro pa alma.
Porque de outra sorte he andar sempre coxeando, porque se O Snr Do mundo he
o Snr verdro como he seguillo e não tomar por elle abaal, queixa que o Profecta Elias deu
aos inpios do povo Reg lb pro e cp 18 vs 21, e na verde que destes devemos ser os
descendentes poes tanto seguimos suas pasadas O sr Do mundo nos torne en contricam
pa que choremos como David tão torpes pecados e offensas contra sua Sta Lei cometi-
das, e ainda pede maes lagrimas de sangue este sentimto a vista do q obrrão algũs gen-
tios vindosse meter debaixo do verdro estandarte e os q são Israelitas e a tal obrigados o
não fação ora snr he o certo q no Valle de josepha se hão de ver mtos arrependidos sem isso lhe valer.
Affirmo a Vm q me meteo ainda mto por dentro o cazo q pa este mesmo intento me trouxerão de Ame-
lech sen cp 20 vsso 6 onde O Snr do Mundo lhe diz que o guardou pa que não ofendesse logo
avendo contra elle offensa de se não observar sua Lei Sancta, considere Vm se he dezempa-
ro de sua divina mão merecido castigo de tal pecado o mesmo se ve no cazo que por pecado
do Impio Acdão , Reg lb 1 cp 22 vs 20 O Senhor Bendito disse quem ira enganar a Acabh eis aqui
Snr o castigo dos idoletras que he o preseverarem ainda em suas idoletrias e não abrirem os olhos
pa o considerarem, e taes vem a ser os q não estão sendo Israelitas debaixo de observantia
da lei divina, e como choraremos nossos pasados sepultados na idolatria, poes não choramos
a nos mesmos sahidos della, consideremos nosso fim e conta estreita que emos de ir dar, e
com isso não continuaremos com tropecos nem cahiremos em barrancos tão perigozos como são
os d alma.
A Lei snr he a verdra felicidade o maes certo e riquo thesouro, a maes segura e fir-
me esperanca, a maes excelente docura d alma como diz David psalmo 19
Snr do mundo atendendo ao infinito de suas mizericordias e piedades
nos deixe conheser esta verde e alcansar esta graça pa que deixados os respectos humanos
que são enganadores, torpes vãos e momentaneos sigamos os divinos. eis aqui Snr por maior o q
me responderão vocalmte convencendome tam claramte na reposta que dei em sima que
dei em abono de VM, e pa eu me valer melhor desta doutrina aa pus por escrito e por este
ser pa mim o maior regalo d alma e não uzara eu como proximo qdo o não repartira
e comunicara com as pessoas a quem amo, como he a de VM a quem Deveis toda felicide
e pa mim sera sempre gde empregarme em seu serco Dandome VM novas suas de que
farei toda a estimassam Gde Deos a Vm como pode eta
Svo de VM
Abraham Israel Frois