PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Download XML

1764. Carta não autógrafa de Frei Custódio da Conceição para Dom Sebastião Paim de Melo.

SummaryO autor exprime solidariedade para com o destinatário e oferece-lhe conselhos para melhor agir na causa judicial que o ocupa, relacionada com uma herança.
Author(s) Frei Custódio da Conceição
Addressee(s) Sebastião Paim de Melo            
From Índia, Goa
To Índia, Damão
Context

Este processo contém documentação que se estende de 1770 a 1777, contida nos 47 primeiros fólios do livro 2729 dos GHA, antigo nº 13558 do Arquivo Geral da Repartição Superior da Fazenda do Estado da Índia, renumerado depois a vermelho com 380. Envolve uma herança.

D. Sebastião Paim de Melo nasceu cerca de 1740 e morreu entre 16.5.1777 e 19.10.1778, datas em que se baptizam escravos da sua casa - no primeiro registo é ele o padrinho, no 2.º é a mulher, dona viúva. Fez testamento a 24.7.1777, no qual declara que é senhor da aldeia Nailla Parery em Damão e que tinha a mercê de feitor e de corretor-mor da fortaleza de Diu. Casou em Damão (Bom Jesus) a 21.4.1771 com D. Domingas Pereira Flor de Meneses". A mulher, D. Domingas Pereira Flor de Meneses, nasceu em Damão e era filha de Manuel Pereira de Melo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Mariana de Menezes. Casou três vezes, sendo a 3.ª vez com D. Sebastião Paim de Melo, aparentemente sem geração deste casamento. Henrique da Costa, referido no texto desta carta, era 2.º marido da dita D. Domingas Pereira Flor de Menezes, que casou pela 2.ª vez em Damão (Bom Jesus), a 24.2.1767, com Henrique da Costa Franco, nascido em Atouguia da Baleia, Peniche, e falecido em Damão a 29.9.1770 (sepultado na Igreja do Convento de São Francisco, debaixo do arco da capela-mor na 2.ª sepultura do lado do Altar de N.ª Sr.ª da Conceição), sargento-mor de Infantaria e comandante das tropas da praça de Damão, governador de Damão (1769-1770), filho de Manuel Gomes e de D. Maria Luísa da Costa". Deste 2.º casamento de D. Domingas com Henrique da Costa Franco nasceu um filho, chamado "Luís, baptizado em Damão (Bom Jesus) a 10.5.1769, com 11 dias".

Bibliografia:

Jorge Forjaz e José Francisco de Noronha, Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa, Edição da Fundação Oriente, 2003, Volume II (Menezes) e Volume III (Paim de Melo).

Support Uma folha de papel dobrada, previamente escrita no rosto do primeiro fólio e com prévio sobrescrito no verso do segundo
Archival Institution Goan Historical Archives
Repository Judicial Records
Collection Processos Judiciais
Archival Reference Livro 2729
Folios 18r
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcription Rita Marquilhas
Main Revision Rita Marquilhas
Contextualization Teresa Rebelo da Silva
Standardization Rita Marquilhas
Transcription date2013

Select download format

Pure TEI P5 XML
TEITOK XML