PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2161

1771. Carta de [João Batista Vieira Godinho], antigo militar e lente de Direito, para José Anastácio da Cunha, matemático.

Autor(es)

João Batista Vieira Godinho      

Destinatario(s)

José Anastácio da Cunha                        

Resumen

O autor revela um convite que recebeu para escrever um curso de Matemática e tece elogios às competências do destinatário; pede-lhe também exemplares de obras suas e um manuscrito para mandar imprimir. Segundo Malato e Marinho (2001) este João Batista era João Batista Vieira Godinho; seria este amigo quem iria levar Anastácio da Cunha para a Universidade de Coimbra (v. CARDS2164).
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

em volta deste correio me remetesse hu extrato das suas obras - Arithmetica universal- Ensaio das Minas ou a sua Dizertação- Ensaios Sobre a Pyrrotecnia- etc com toda aquella intimativa q faça bem conheser o espirito de cada obra Eu fui perguntado ou para melhor dizer encarregado pa escrever curso de Mathematica, e eu não pude perder esta occazião de lizongear a ma amize respondi q bem podia satisfazer a idea q se me propunha, mas q não devia roubar á Nação a gloria q justamte adqueria sendo esta obra trabalhada pelas maos do maior homem (VMce) q em Portugal devia ser o modelo de todas as aulas etc etc etc emfim disse o que devia dizer ainda sem ser dominado pelo meu afecto etc por fim fiquei de dar extrato dos seus Projetos e com o temor de não desfigurar inteiramente o valor de cada tenho hido diletando VM chamado pera escrever e por em branco attendendo tãobem a q VM ahi pouco tempo pode aproveitar, e aqui pode ser mais util a todos o mesmo tempo q não póde empregar em utilide publica ainda q queira. Não he precizo encomendar-lhe o segredo. So lhe peço q queime Logo esta. e digame qdo pode ter a carta q VM ahi escreveu ao Frazer sobre o comprimto das pessas, e Theoria da Polvora q queria fazela imprimir offerecendoa ao Conde de Soure Inspetor Artra. Emfim mande e não perca tempo pa q o não Leve o demo, Deme Las a Marga e Regalese e não seja tão serio comigo quizerao menos serimoniatico

Amo do C João Ba Lxa 15 de Maio de 1771

Leyenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase