PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2224

1801. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, antigo ministro plenipotenciário, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, ministro dos Negócios Estrangeiros.

ResumoO autor felicita o destinatário pela sua nomeação para um lugar no governo.
Autor(es) Cipriano Ribeiro Freire
Destinatário(s) João de Almeida de Melo e Castro            
De Portugal, Lisboa
Para Portugal, Lisboa
Contexto

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir, junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português, a “ambiguidade” resultante. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento "não houve geração". Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Fontes:

Schedel, Madalena Serrão Franco. 2010. Guerra na Europa e interesses de Portugal: as colónias e o comércio ultramarino. A acção política e diplomática de D. João de Melo e Castro, V Conde das Galveias (1792 -1814). Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3910101)

Suporte meia folha de papel escrita em ambas as faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Fundo Casa dos Condes de Galveias
Cota arquivística Maço 9, 3, 7, Ribeiro Freire
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Rita Marquilhas
Data da transcrição2010

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo e Exmo Sr D João de Almeida de Mello e Castro. Illmo e Exmo Snr

Não he o dever que nesta occasião tenho, de ir dár os parabens a V Exa, como Conselheiro, Ministro, e Secretario de Estado dos Negocios Estran-geiros, e como meu Chefe, que me faz ter a honra de hoje felicitar a V Exa; mas tambem a con-sideração das immensas vantagens que espero resultem a Portugal desta feliz nomeação do Principe Regente Nosso Senhor, e o interêsse par-ticular que tómo nella, como homem grato, e que tanto, e ha tantos annos, deve a V Exa. Minha mulher pretende ter sido propheta; predizendo hum effeito, cuja causa o fazia necessario, com a época mais ou menos remota. Ella tem tambem a honra de feli-citar a V Exa, e á Illma e Exma Sra D Izabel de Menezes, minha Senhora, a quem ambos apresentamos humildemente os nossos respeitos. E ás Ordens de V Exa fico promptissimo com a mais fiel obediencia. Deos Deos Guarde a V Exa m annos.

Lisboa 24 de Janeiro de 1801. De V Exa O mais revere Venerador e obediente Creado. Cypriano Ribeiro Freire

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases