PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR0728

1716. Carta de Manuel de Carvalho Ataíde, capitão, para Luís José de Vasconcelos, fidalgo.

ResumenO autor pede o envio de procurações para se precaver em relação a umas dívidas.
Autor(es) Manuel de Carvalho Ataíde
Destinatario(s) Luís José de Vasconcelos            
Desde Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes.

A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas.

Soporte meia folha de papel escrita no rosto.
Archivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Documentos Oferecidos
Fondo ANBA
Referencia archivística Documento 108
Folios 350r
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220
Socio-Historical Keywords Mariana Gomes
Transcripción Mariana Gomes
Revisión principal Raïssa Gillier
Contextualización Leonor Tavares
Normalización Raïssa Gillier
Anotación POS Raïssa Gillier
Fecha de transcipción2016

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Meu amo e meu sr Estimo a noticia q me da Anto de Sousa de q vos e toda a vossa familia passão com a saude q lhes desejo, toda esta casa esta com saude, e as vossas ordens, e D Theresa se offereçe no servo da sra d Hypolita minha sra

Meu amo os negos as veses não conseguem como que-rem as gentes, senão como he possivel, e assim ainda plo q disse, e neste sentido começamos esta semana o requerimto pa q não cheguemos a experimentar o ultimo golpe de hũa excam, porq o diseres q haveis de haver de Mel da Fonca os sessenta mil reis a q estava obrigada esta qta, alem de ser hũa questão mui dubia he hum giro, q precisamte ha de vir a recair em vos, como herdro da sra d Ma vossa may, e ma sra com q espero pa o correyo as procurações na forma q vos mandei pedir.

A joseph fra dei o vosso recado, e me respondeo q somte hũa carta vossa mto retardada lhe tinha chegado a mão naquella mesma semana por Anto de sousa a q logo respondia, e eu por mto ocupado não posso ser mais largo fico com prompta vonte pa obedecervos ds vos gde como dejo Lxa 26 de outro de 1716

V capto e maior amo do coração Manoel de Carvalho e Attayde Luis joseph de Vascos

Leyenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase