PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Download XML

1757. Carta de José Luís Soares de Barbosa para António Neto Coelho de Carvalho.

ResumenO autor pede ao destinatário o empréstimo de certa quantia, que garante restituir em breve.
Autor(es) José Luís Soares de Barbosa
Destinatario(s) António Neto Coelho de Carvalho            
Desde Portugal, Setúbal
Para Portugal, Setúbal
Contexto

Fundo documental reunido por João Carlos Almeida Carvalho, advogado, natural de Setúbal, bisneto de António Coelho de Carvalho. Este arquivo, constituído sobretudo por notas manuscritas de Almeida Carvalho sobre a história de Setúbal, integra igualmente registos patrimoniais e financeiros da sua família. Faz parte desta coleção documental a presente carta, em que José Luís Soares de Barbosa, juiz de fora de Setúbal e futuro pai do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, pede um empréstimo em dinheiro a António Coelho de Carvalho.

No suporte desta carta, foi feito um registo de obrigação, também datado de 1 de julho de 1757, que declara dever José Luís Soares de Barbosa a quantia de 380 réis. Este registo é seguido de um outro, da autoria de João Carlos Almeida Carvalho, que valoriza o gesto do bisavô pelo empréstimo concedido a José Luís Soares de Barbosa.

Este manuscrito surge acompanhado de diversos recibos passados pelo autor da carta a favor do destinatário: um, datado de 02/07/1757, no valor de 380 réis; outro, de 31/10/1758, no valor de 50{#//note[@subcat="context"]}0 réis; e, um último, datado de 05/04/1759, no valor de 380 réis, em que Soares Barbosa se comprometia a pagar com juros. António Coelho de Carvalho anota em cada um deles: "nada de juro, porque não o serve por dinheiro".

Soporte meia folha de papel escrita no rosto do primeiro fólio e com sobrecrito no verso do último.
Archivo Arquivo Distrital de Setúbal
Repository Arquivo Pessoal de Almeida Carvalho
Referencia archivística 12/458/pt. 102/1/8
Folios 2r e 6v
Online Facsimile http://www....
Transcripción Ana Leitão
Normalización Catarina Magro
Fecha de transcipción2016

Select download format

Pure TEI P5 XML
TEITOK XML