Esta carta é da autoria do impressor Valentim Fernandes, e foi dirigida a António Fernandes, escrivão do secretário de D. Manuel I, António Carneiro. Está mencionada, identificando os intervenientes, por João José Alves Dias, em: DIAS, João José Alves, No quinto centenario da Vita Christi: os primeiros impressores alemães em Portugal, coordenação de […], Lisboa, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1995, p.41. Está publicada em: Deslandes, Venâncio (1988), Documentos para a história da tipografia nos séculos XVI e XVII, 2ª edição, introdução de Artur Anselmo, Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, p.9. A autoria de Valentim Fernandes pode ainda ser confirmada através da comparação da presente assinatura com outras duas constantes num alvará de D. Manuel I relativo ao pagamento da impressão de 5 mil volumes das Ordenações Manuelinas, no ano de 1514 (PT/TT/CC/1/16/32). Também está mencionado um Pero de Lemos, possivelmente o capelão de D. Manuel I.
Bibliografia
Deslandes, Venâncio (1988), Documentos para a história da tipografia nos séculos XVI e XVII, 2ª edição, introdução de Artur Anselmo, Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, p.9.
Esta carta integra a coleção Corpo Cronológico, fundo documental à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Trata-se de uma coleção principalmente composta por documentação de cariz judicial e administrativo, que abarca o período entre 1161 e 1696, à qual foi acrescentado um vasto conjunto de material disperso na sequência do terramoto de 1755. A datação dos documentos é critério principal de organização do corpo Cronológico, assim chamado pela mesma razão.