PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0269

1823. Carta anónima dirigida a Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro, Intendente Geral da Polícia.

Author(s) Anónimo101      
Addressee(s) Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro      
In English

Anonymous letter sent to the Police Superintendent Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro.

The author denounces the liberal ideas and behaviour of Francisco José Rodrigues.

Francisco José Rodrigues was anonymously accused of speaking against the King Dom Migueland his Royal Family in a liquor house.

If there is no translation for the letter itself, you may copy the text (while using the view 'Standardization') and paste it to an automatic translator of your choice.

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Illmo Snr Intende Geral da Policia

A piedade mal entendida, um vicio ainda mais perigoso do que o Rigor, e as virtudes degenérão, elevadas q sejão aos extremos. Por conseqe, perdoar a hum malvado, a hum criminozo d' Alta traição que se atreve a proferir a jactancia de suas proprias maldes he, todavia, animar os outros ao Crime, multiplicandose por este principio o numero dos criminosos, franqueiando-lhes campo pa perpetrarem outros maiores. pois dever d' hum portuguez honrado, amante da Sta Relegião, do seu Augusto Soberano, e não menos dos Compatriotas q o imitão, lembrar a VSa o quão danosas, e terriveis conseqcias q se seguem da conservação dos malevolos na ordem social, e quão proveitoso se torna á mma decipar, ou banir do seu centro estes monstros de prefidia. Hum filho da perdição, por nome Francisco Jose Roiz, morador na rua Direita da Encarnação n 32, tem perpetrado o horroroso crime de macular a Augusta Pessoa do nosso amado Soberano, proferindo contra sua sagrada, e virtuosa Magestade, e familia Real, os mais atrocissimos e puniveis convicios com escandalosa infamia em publico, e em particulares conventiculos, não escapando ainda mmo em sua maledicente linguagem as authorides constituidas no menisterio; acrescendo a tudo isto, o ser hum perfeito vadio sem emprego, ou ocupação alguma, tendo apenas o de Alcoviteiro de sua propria fama com offensa, e ludibrio da mma sociede. Este monstro de crimes horrorosos deve, qto antes, ser banido, aliás será victima desgraçada ás mãons daquelles q prezão a virtude, e odeião a prevaricação dos malvados. Deos guarde a VSa como lho dezeja.

Hum Anonimo, Lxa. 20 de Junho de 1823

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewSentence view