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Maarten Janssen, 2014-
Summary | O autor dá instruções ao destinatário sobre aquilo que deve confessar ao Santo Ofício. |
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Author(s) | Pero Pardo |
Addressee(s) | Andrés de Casanova |
From | Portugal, Lisboa |
To | Portugal, Lisboa |
Context | Os bilhetes PSCR1165 e PSCR1166 encontram-se no processo de Pero Pardo, natural de Burgos, solteiro. Foi preso pela Inquisição, acusado de sodomia, em 1553. No final de janeiro, inícios de fevereiro de 1553, pouco tempo após a prisão de Andrés de Casanova ‒ criado de Pero Pardo ‒ também ele acusado de sodomia, Pero Pardo, que ainda não estava preso, pediu à sua irmã para redigir um bilhete (PSCR1165) dirigido a Andrés de Casanova. O bilhete foi entregue a Pero Vaz da França com a instrução de o levar a António Lopes, guarda do Santo Ofício. Por sua vez, Pero Vaz da França pediu à sua filha, Leonor da França, para copiar o mesmo bilhete, entregando o treslado ao guarda. De acordo com Leonor da França, ela copiara o bilhete por o original ser demasiado volumoso para poder ser entregue discretamente Já o bilhete PSCR1166 foi escrito por Pero Pardo e entregue a Pero Vaz da França para que, mais uma vez através do guarda do Santo Ofício, ele chegasse a Andrés de Casanova. Com os bilhetes, Pero Pardo queria instruir o seu criado no sentido de as confissões de ambos coincidirem. Nos processos de Pero Pardo e de Andrés de Casanova está arquivada mais correspondência entre ambos, só que emespanhol (PSCR 6157, PSCR6158, PSCR6159, PSCR6160 e PSCR6161). De acordo com a confissão de ambos os réus, Pero Pardo enviou também ao seu criado, também pelo guarda do Santo Ofício, um dedal de tinta para que ele pudesse escrever. |
Support | um pedaço de folha de papel escrita no rosto. |
Archival Institution | Arquivo Nacional da Torre do Tombo |
Repository | Tribunal do Santo Ofício |
Collection | Inquisição de Lisboa |
Archival Reference | Processo 15103 |
Folios | 72-Br |
Online Facsimile | http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2315237 |
Socio-Historical Keywords | Teresa Rebelo da Silva |
Transcription | Teresa Rebelo da Silva |
Main Revision | Catarina Carvalheiro |
Contextualization | Teresa Rebelo da Silva |
Standardization | Catarina Carvalheiro |
Transcription date | 2016 |
mor ho novo
to
te
veys
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