PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS4501

1795. Carta de Luís Maria de Saldanha Oliveira e Sousa para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

SummaryO autor envia os seus pêsames pela morte do tio do destinatário, o Ministro de Estado Martinho de Melo e Castro; pede-lhe também que proteja o portador da carta com a sua influência.
Author(s) Luís Maria de Saldanha Oliveira e Sousa
Addressee(s) João de Almeida de Melo e Castro            
From Portugal, Lisboa
To Inglaterra, Londres
Context

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir, junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português, a “ambiguidade” resultante. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento "não houve geração". Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Support meia folha de papel dobrada, escrita em todas as faces.
Archival Institution Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Collection Casa dos Condes de Galveias
Archival Reference Maço 9, Saldanha
Folios 18r
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcription Marta Pedrosa
Main Revision Rita Marquilhas
Standardization Rita Marquilhas
Transcription date2009

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Lisboa 7 de Junho de 1795

Meu Amigo do C, Com a gostoza surpresa da felis chegada do Snr D Joaquim Lobo, recebe tu tãobem este tenue testemunho da minha amizade, sentindo mt renovarte a pena e justa sentida q terás sofrido na falta de hum thio Pay e de memoria tão saudoza Como o Snr Martinho de Mello, q Ds quis pa si depois de ter Cumprido Com os importantes deveres de Menistro de Estado; deixandonos os exemplos mais eficazes do mais escrupolozo dezemterece; e fervorozo zelo do amor; e servisso do seu soberano, e da Monarquia; q tanto servio: eu lhe fui sempre obrigado, e o estava sendo particularmte nestes ultimos tempos em Couzas q entereçavão a reidificação do Templo da Collegeada de Guimaraens, e q pertencião a sua reparticão, e ainda q o negocio he de s Magde, Contudo, elle mo tinha facelitado da sua pte Com fervor, e amizade: Convalece pois tu deste pesado disgosto na falta de hum thio amigo, e tão respeitavel, i aseita a minha saudade; e eu te felecito pelo digno Aluno portador desta; q sua Magestade remete aos teus cuidados e instrucção Com preferencia a todos os outros Menistros q a servem; entrando tu em . sabe q D Joaquim he amigo do teu dignissimo afilhado Manoel Jacinto, e tomou licoens delle: o snr de Mello o tinha promovido a Primeiro Tenente; tendo velho, e exprimentado: estou certo q tu estimarás esta oCazião de fazeres brilhar as tuas grandes qualidades no agalho, e estimação q merece este benemerito fidalgo, q promete grandes adiantamtos e q sempre se Confesará teu primeiro discipolo na siensia mais respeitavel, e importante pa ser hum dia mto util a Patria: este desfexo foi bem repentino, e o milhor q elle dezejava; tu aseita as memorias respeitozas de , q perdeu tudo na falta de teu Thio. recomendame ao teu e manda, q eu teria feito nas da nossa ordem, e emolação: são mtas as razoens por q o estimemos: elle sai da Caza de seu Thio, como foi o Marques de Pombal, vai em direitura buscar as tuas instruçoens, e proteção, q tu sempre o inculcarás: agora terás tãobem Com elle hüa de e falecidos.

Teu Amigo do C, Luis

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewSentence view