PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

1823. Carta de Joaquim Maria Torres, impressor, para um destinatário não identificado, membro do círculo de relações do Infante Dom Miguel.

Autor(es)

Joaquim Maria Torres      

Destinatário(s)

Anónimo538                        

Resumo

O autor repete as proposições conspiradoras que ouviu da boca de Cândido de Almeida Sandoval.
23r < Page 23v

novo o Systema Constitucional: far-se-hão juntar as Milicias, e persuadir-se-hão a obrarem de accôrdo: Mandar-se-ha rapidamente participar este succésso a Cabreira, q se acha em Badajoz, o cujo logo se unirá: q para este fim o Capitão Ajudante de Milicias, Amóra, conta com huma Companhia de Soldados; mas esta medida não convêm: Depois se Officiará para Sua Magestade, mandando-se-lhe dizer q naquella Provincia acaba de se proclamar a Constituição, e q as outras o passão a fazer immediatamente; portanto q Sua Magestade annua novamente ao Systema Constitucional, aliás correrão rios de sangue em todo o Reino de Portugal, e q Sua Magestade ficará responsavel pelas funestissimas consequencias q se seguirão a tão grande desordem.

Eis exactamente o q hontem pude saber de Sandoval, e o q immediatamente deve fazer saber a Sua Alteza Real. Continuarei com toda a prudencia q o caso exige, as minhas observações sobre tão importante objecto, e fielmente participarei o succedido.

Lisboa 2 de Setembro de 1823.

NB Sandoval não me declarou o nome do Coronel de qm fallou, nem da terra onde devia rebentar a Conspiração.



Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases