PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0229

[1824]. Carta de João Costa, padre, para destinatário não identificado.

ResumenO autor critica os padres de Elvas, denunciado o seu comportamento constitucional, «iluminado» e contrário à Regeneração.
Autor(es) João Costa
Destinatario(s) Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro            
Desde Portugal, Elvas
Para S.l.
Contexto

O padre Caetano da Transfiguração, capelão do 3.º Regimento de Cavalaria de Elvas, foi acusado de ser Constitucional e de desrespeitar o bom nome da família real. Esta carta estava no seu processo, entre as provas que o incriminavam.

Soporte meia folha de papel dobrada, escrita nas duas primeiras faces.
Archivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fondo Feitos Findos, Processos-Crime
Referencia archivística Letra C, Maço 3, Número 5, Caixa 9, Caderno 2
Folios 4r-v
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcripción Cristina Albino
Revisión principal Cristina Albino
Contextualización Cristina Albino
Normalización Rita Marquilhas
Anotación POS Rita Marquilhas
Fecha de transcipción2007

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Exmo Snr

Quem diria que os Ministros de Jesus Christo destinados pelo Espirito Sto pa evangelisarem aos povos a paz, o socego, a tranquelidade publica: a submissão, e rrespeito aos seos mais , o amor á Relligião, e ao Rei: a observancia aos preceitos da lei de Jesus Christo, e do Rei: prégarem em publico a faternidade, a caridade, o temor de Deos, a honrra do Rei, o amor do proximo, se vejão nestes tristes dias convertidos em famintos lobos sequiozos do sangue do seo Rei, dos seos concidadãos, e ainda mesmo do seo proprio sangue? oh segueira humana! em quantos precepicios sepultas os mizeros filhos de Adão! He isto Exmo Snr o q eu vejo praticado em a Cidade de Elvas. Ministros e Sacerdotes do Snr q em lugar de offereser sobre as Aras Sagradas Huma Hotia pura, huma Hostia Santa, huma Hostia Imaculada, o Pão Sto da vida Eterna, e o Calix da perpetua saude pellos peccados do povo, a fim de dezarmar o braço Vingador proximo a descarregar como em outras occazioens sobre nós os flagellos da sua Colera animandonos, e exforçandonos a prostrarmenos com elles entre o Vestibulo, e o Altar pa xorarmos nossas culpas, e conseguirmos as bençãos da sua infinita mizericordia: nos hajão estes mmos de subministrarnos as armas pa o nosso destroço, e pa sermos infieis ao milhor dos Reis, q de nos exijio hum voluntario juramento mostrandose mais Pai, do que lisgilador. Confesso, duvidei, e mmo não podia capacitarme se a fama não fosse tão notoria, e publica, de prepozito vim a Elvas pa me capacitar, eis q entro no Convto de S Domingos, e logo na Botica, q vejo Exmo Snr hum ajuntamento do inferno cujos membros são o Pe Boticario, hum Pe Fragueilho Fr Vicente, Fr Joze Marcelino todos frades do Convto hum Frade d' Sto Agostinho Fr Manoel Teva, o Pe Capellão do Regimto de Cavalaria No 3 e mais alguns Militares q não co-nheci, nem tive qm me o disese. Não Exmo Snr não falavão secretamte mas com todo o dezafogo; dezião huns de q servio acclamarse o Rei prometeo mtos bens e quaes são? males! speravimus bona venerunt mala e não devemos querer a Constituição? a Constituição prometianos a liberdade, e igualdade, e esta regeneração, q nos indica? Servidão! Logo haja Constituição e não Rei. Q nos prometeo o Rei depois da Regeneração? felicidades! quaes são? o estarmos sujeitos ao seo despotama dominio, e dos vis lizonjeiros q o rodeião? Logo he bom seguirmos o sistima constitucional, e não Real; porq nos somos do seculo illuminado, e não dos terroristas q esperão o D Sabastião.

Depois de isto ouvir Exmo Snr pensei q eloquecia, e fis tenção de partir pa a minha igreja mas deixo esta pa q V Exa veja como está o mundo, e se não vejo emenda nada direi aos meos freguezes, e q venha o Pastor apascentallas:

Sou de V Exa o mais humilde servo O Pe João Costa

Leyenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase