PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1355

1630. Carta de Francisco Henriques, criado, para o licenciado Fernão Soares de Sampaio, advogado na Corte.

SummaryO autor ameaça o destinatário caso este não lhe envie dinheiro para sair da prisão.
Author(s) Francisco Henriques
Addressee(s) Fernão Soares de Sampaio            
From Espanha, Sevilha
To Portugal, Lisboa
Context

A presente carta foi entregue ao licenciado Fernão Soares de Sampaio por um portador. Tinha sido enviada de Sevilha por um remetente desconhecido. Abrindo-a perante testemunhas, Fernão Soares de Sampaio verificou que continha um pedido de dinheiro e a ameaça de denúncia ao Santo Ofício, caso o mesmo pedido não fosse satisfeito. Posteriormente, o mesmo destinatário recebeu uma outra carta, que já não abriu, tendo ido denunciar a ameaça à mesa do Santo Ofício. Segundo um criado de Fernão Lopes de Sampaio, Francisco Henriques, o presumível autor da carta, tinha servido na casa de um Francisco Carlos da Silva, em Lisboa, e tinha cerca de 22 anos.

Dentro do fundo do Tribunal do Santo Ofício existem as coleções de Cadernos do Promotor das inquisições de Lisboa, Évora e Coimbra. O seu âmbito é principalmente o da recolha de acusações de heresia. A partir de tais acusações, o promotor do Santo Ofício decidia proceder ou não a mais diligências, no sentido de mover processos a alguns dos acusados. Denúncias, confissões, cartas de comissários e familiares e instrução de processos são algumas das tipologias documentais que se podem encontrar nestes Cadernos. Quanto ao crime nefando e à solicitação, são culpas que não estão normalmente referidas nestes livros.

Support uma folha de papel dobrada, escrita na primeira face e com o sobrescrito na últíma.
Archival Institution Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Collection Inquisição de Lisboa
Archival Reference Livro 203, 2º Caderno do Promotor
Folios 117r-118v
Transcription Tiago Machado de Castro
Main Revision Raïssa Gillier
Contextualization Tiago Machado de Castro
Standardization Raïssa Gillier
POS annotation Raïssa Gillier
Transcription date2017

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Ao ldo Fernão de sãopa io detras do coreo ma ior q ds gde En Lxa 20 Jhus maria nos acuda Sevilha 28 d aguosto 630

Vm tera por couza nova o escreverlhe pois eu tenho por tão velhas desditas q ja lhe não espero cedo esas me fazem ser tão descomedido e o ver que pouquidades a Vm não lhe fazen nada e a min me poden dar orden de vida e tirar dos trabalhos en que estou q he estar en sevilha prezo avera trinta dias por crime do qual não pozo sair sen contentar as partes pa o q meus parentes estão tão mal comiguo q me não hão de acudir a nada pelo que Vm me mãode ate vinte mil Rs q pa esta nesesidade e advirta Vm q sera bon acudirme a esta nesesidade porq acodindome me fara esmola e fazendo o contrário me obriguara a que de min se espante o mundo porque desesperado fas couzas como tal não ponha Vm en escesemto isto porque se me alenbrar mto sedo sen que queira e quãodo me mãodar isto venha por orden de franco de paiva pa que qua trate seu fo e não lhe paresa q perde isto q alen do que atalha con isto da aedomo ds eu saberei paguar e por estar serto me fara Vm m o não encareso mais gde ds a Vm mtos annos

Frnco Hanriques fo do Sro Jorge mendes

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewSentence view