PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Facsimile view

[1542]. Carta de Manuel Serrão, mercador, para Mécia Gomes, sua mãe.

Author(s)

Manuel Serrão      

Addressee(s)

Mécia Gomes                        

Summary

O autor responde, ponto por ponto, a todas as perguntas e notícias que lhe tinham chegado numa carta da mãe. Fala sobretudo de mercadorias e de dívidas. Queixa-se também, com azedume, da falta de apoio que o pai lhe dá nos negócios.
[1]v < Page [2]r > [2]v

estes bretões de tudo me parece negoçear e a mym a a po aluz que me mãdase os seus açuquares ou dyz q he mão vilã Ruỹ e myl males ate que o outro vemdeo os açuquares a mte mẽdez e mãdouos a dio mẽdez que fiq o mays chafado homẽ do mũdo coãdo a nao aqy chegou e me achey aquy somẽte c os de duarte trystão que se meu pãy lhe ãdara os aparelhos como vm dyz eu sego que nos vemdia ele e agora ja estamos de qbra poq eu tenho fto ẽbargo nos açuquares polo que me deve po alz veremos q parã os negoçios ele csegava agora la pla sua nao grãde porẽ segdo as delygẽçias meu pãy tẽ c ele eu sego que a mãde a outrẽ e asy tudo vay a traves.

chegou qa a nao q vierõ os azeytes o domĩgo de ramos e logo descargarã o caixão q vinhã as cousas de cama nũqa cousa veo a bom tẽepo como aqla nẽ taes pescadas e grãos q juro a vm bõa verdade que fizemos tãta festa c elas que mays podya ser po estarmos ja ẽfadados da coresma e mays lhe faço saber que casy todos os mercadores da nação que aqy estã d asẽto comerã de tudo e lhe dyserã myll bẽções tãtas e mays as que lhe dygo lhe venhã ora se falo no mell poque he cousa do pays eu o abry pa mãdar pouqo a burgumte que teve o meu fto nas mãos coãdo me prẽderã que he muyto homrado homẽ e fez cousas c ele que mays pode ser he allvo como prata e cortase c faca como qeyjo doçe lhe seja a velhyçe como he asy q vierã a muyto tẽpo tudo noso sor lhe de sẽpre do seu bẽ abastãça seu neto lhe beyja myll vezes as mãos polas ẽpanadylhas vinhã ja allgo danadas porẽ asy como erã lhes acodimos.

diz vm que estavã das mercadras q de prmo avia mãdado 400 mill rs pr vemder sey como as vemde meu pãy ymda que pca que he melhor que não tomar dro a cambyo sobre mỹ que me deyta a pder.

diz vm que deviã la ao cde e a jorje serão dio d almeyda mel serão crara luys cto de reys e estava muyto agastada dyso o quẽ devera mays q yso q logo me fora pa la mes mall pecado lomga soga tenho de tirar e mays c eses q fos e irmãos tudo se pode pasar.

E coamto ao que dyz que todos tratã tro deyxeos tratar e lhes aja ẽveja q bõa topetada lhes da agora a segda o muyto o muyto q la he ydo e mays as bõas novydades que dyzẽ q la ha estano pesame pr amor de jorje serã q sey q fzda lhe farya fernão gzl meu tyo que me dyserã como estava burdeos pza a noso sor que lhe de ganho de bõa parte e ctẽtarmeia c que tyrase



Text viewWordcloudManuscript line viewPageflow viewSentence view