PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0322

1823. Carta de Joaquim Maria Torres, impressor, para o Infante Dom Miguel.

Autor(es)

Joaquim Maria Torres      

Destinatário(s)

Infante Dom Miguel                        

Resumo

O autor dá conta do que conseguiu obter na sua missão de espionagem junto de um conspirador.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Serenisso Senhor

Tenho a honra de participar a Vossa Alteza Real, q não me tendo apparecido Candido d' Almeida Sandoval, em as noutes dos dias oito e nove do corrente mez, como tinha justo comigo, (em observancia das Reaes Ordens de Vossa Alteza Real), o fui procurar a sua casa; apenas chego e nos saudámos, me diz Sandoval: «Ora mui«to estimo q me vizitasse hoje, porq tenho cousas grandes «a partecipar-lhe! e continúa: Eu hontem á noute estive «com hum Figurão, q me asseverou termos tropas á nos«sa disposição, e até creio q alguns Chefes, e visto que «temos a vantagem da imprensa, tudo está feito; porêm «o Plano dos nossos Amigos he de se fazer a Revo«lução em Lisboa, visto o grande partido q aqui temos; «e por isso não convêm q se imprima por ora a Pro«clamação q lhe dei, em q se desacredita El Rei, porq «em Nome d' El Rei he q se hade fazer tudo; El Rei «hade ser a nossa capa; mas quem devemos segurar lo«go he o Infante. Eu fiz outra Proclamação, continúa «Sandoval, e hum Decreto, q não tenho agora em casa, «e por esse motivo lho não mostro; porem sexta feira á noi«te vou a sua casa, e então os verá. Para conseguir«mos os nossos fins até em Lisboa temos ouro hespanhol, «nada nos hade faltar.» Ponderei a Sandoval a difficuldade que havia em se effectuar semelhante Plano aqui na Capital, porq o Governo era muito activo e vigilante. «Nada «importa, me tornou Sandoval, o Partido Realista «he mui pequeno, e aquellas Pessoas q temêrmos «serão rapidamente abafadas, para se não oppõrem «aos progressos da Revolução. Alêm disto, estamos «apoiados pelos Hespanhoes: ha pouco chegou aqui a «Lisboa uma Senhora Hespanhola, vinda de Bada«joz, a qual serve de Emissario para as relações «q ha entre os Liberaes de Hespanha e Portugal. «Meu amigo, continuou Sandoval, não ha remedio «senão tomarem-se as medidas mais barbaras, visto «q o despotico Governo tão barbaro he comnôsco.» Acabada q foi a narração de Sandoval, fiz alguma diligencia por saber quem era o Figurão com quem hontem tinha fallado, mas Sandoval não mo descobrio. Perguntei-lhe se alguem tinha dado juramento, tive em resposta, q não convinha esta formalidade, porq os socios não se devião conhecer huns aos outros; pois, se por desgraça, alguns se descobrissem, não se perderem todos.

Notei em Sandoval grande alegria, e não se fartava de me repetir, que o Plano não podia falhar, porque tinhamos muita gente.

Eis exactamente quanto sobre tal objecto, tem chegado ao meu conhecimento, e o q sem a menor alteração tenho a mui destincta honra de pôr na presença de Vossa Alteza Real.

Lisboa 10 de Setembro de 1823. Sou com o maior respeito de Vossa Alteza Real Humilde, e fiel subdito Joaquim Maria Torres

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases