PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1524

1741. Carta do frei Francisco de Assis, padre, para Maria Antónia da Encarnação.

Autor(es)

Francisco de Assis      

Destinatário(s)

Maria Antónia da Encarnação                        

Resumo

O autor dirige-se à sua amante, quando chega ao convento onde mora depois de um encontro entre ambos, expressando o seu amor e as saudades que dela sente.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Ma manna toda, e toda verdadeiramte do meu coraçä aqui cheguei antes do sol se pôr à esta terra; sempre como podeis presumir plo q experimentais, e hoje experimentarieis; com mta especialide qdo mais a mai de mim no sr da Pedra vos appartastes, mas igualmte fui eu pa o convto, com a mais intensa saude, q palavras não tenho pa volo encarecer; e neste cazo me fui ter com a ma salohia a qm mto tanto a mim, como a vóz encomendei; nesta forma nella espero toda a consolação; e menos pa vóz, pois como vóz dize eu de hoje en diante nem sou, nem hei de ser mais, q o vosso gosto, e detreminaçä; e asentai nisto; como interezado, q sou, e em todo o restante da ma vida, o serei: e peçovos mto mto mt encarecidamte tenhais em mim o minimo cuido, posto q em vóz empregue eu todo o meu, e nas mannas, e em toda essa caza; porẽ como eu conheço sou o interesado, e nimguem mais vosso devedor, do amor mais extremozo, espero em meu Sr jhus christo; q todo este ha de ser de seu Do agrado, segundo o q hoje vos dize, em querer mais q o vosso querer, e tudo aquilo, q for de sua Da vontade. eu entendo, q sempre aqui jantamos ámanhã, mas à noute vamos ao convto; mal chegar cuidarei o portador; e de nunca vos destituir de noticias maz O guardião dela vés a obrigarme mais com o maior affecto, e sem a minima seremonia dandome indicios, e certeza de em tudo me conçolar, especialmte nas idas a essa caza, q de ser qdo eu mto quizer e disso tiver gosto, q lhe importa mto pouco as ordens do Proval; com qe suponho q isto vos sirvirá de conçolaçä e esperanças; e a mim de menos cuidoz pa a Dz mto mto vos encomendar.

Remetovos as duas cartas, q me ficarä; e com ellas as saudez q podeis presumir, plas mesmas, q em vós experimentais. He perto de mehia noute, e por isso me detenho mais; senä dizervos me recomendeis à mai com sem segdo numero de saudez e às manas, com especialide a Joana a qm mto mto peço vos dezampare e assista com aqle amor, q dela espero e a tudo o mais encomendaime mto a Dz, pois tudo o q neste particular obrarei vos mereçe e he a credor

O vosso manno cordealissimo Frco

Remetovos o lenço q me deu o Pde Gam de obidos, q suponho sempre vos servirá pa forares a almofadinha; e esse bocado de sola, q achei na cella; servivos vós della; porq he boa.


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases