PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1344

1624. Carta de Jerónimo Vogado, comissário do Santo Ofício em Angola, para um destinatário não identificado, provavelmente inquisidor em Lisboa.

Autor(es)

Jerónimo Vogado      

Destinatário(s)

Anónimo562                        

Resumo

O autor informa o destinatário sobre o envio de cópias de acusações, entre outras informações.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo snr

Estou servindo nestes Reinos de Angola e congo o cargo de comissario do sto Officio, como Vs Illma me mandou. Ha nestas ptes mta gente da naçam dos quaes algũs sairão em cadafalsos, outros são tãbẽ filhos de paes penitenciados. cmũmte se murmurava desta gente, mas não se me tẽ manifestado nada particular. esperamos pello snr Bispo de sto Thome, q Vs Illma, quando desse Reino parti em março, tinha determinado mandar visitar este Reino.

Dionysio de faria Barreto he clerigo desta terra, q servio de vigairo geral, e servindo no anno de 621 fez hũs papeis contra o vigro da igreja matriz desta cidade Bento Ferras q servia de comissario do sto oficio. Ha 4 dias q me entregou treslados delles q esta mando a Vs Illma pa q mande prover como for justiça. os proprios ficão em meu poder. Nosso snr a Illma pessoa de Vs gde augmto de vida e estado etc. deste collegio da compa de jesus de Angola 12 de dezembro de 624 /

Jerónymo Vogado

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases