PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

[1827]. Carta de Martiniano Gomes Barreto, boticário, para António dos Santos Monteiro.

ResumoMartiniano Gomes Barreto escreve a António dos Santos Monteiro dando notícias do paradeiro de José Matias Monteiro, irmão do destinatário.
Autor(es) Martiniano Gomes Barreto
Destinatário(s) António dos Santos Monteiro            
De Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Processo em que era queixoso José Matias Monteiro, soldado do Batalhão de Caçadores n.º 8, e réus Nicolau Tolentino Monteiro e António dos Santos Monteiro, irmãos mais velhos do primeiro. José Matias acusou os irmãos, aparentemente seus rivais, de se apropriarem de uma petição, em seu nome, na qualidade de Administrador da Sisa das Carnes. As pretensões dos irmãos iam porém mais longe, chegando à pressão, sob ameaça, para José Matias abandonar a sua amada. O conflito que se gerou em torno desta última exigência conduziu a episódios de grande violência entre os envolvidos, bem como ao sequestro de José Matias. Apesar de inicialmente mal sucedidas, as tentativas de evasão do cativeiro acabaram por resultar em libertação. Foi do quartel, onde finalmente encontrou ocupação, que José Matias Monteiro instaurou este processo, no âmbito do qual se queixou não só dos factos referidos, como da apropriação dos seus haveres por parte dos acusados. No decurso de todos estes acontecimentos, escreveu diversas cartas a conhecidos seus, a seus irmãos e à sua amada.

Suporte meia folha de papel dobrada escrita na primeira face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra N, Maço 3, Número 12, Caixa 6, Caderno [1]
Fólios 50r
Transcrição José Pedro Ferreira
Revisão principal Cristina Albino
Contextualização José Pedro Ferreira
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

Page 50r

Amo Antonio

Teu hirmão Je aqui me apare-ceo ontem pelas 10 1/2 da noute; sem q eu athe então soube-se d'elle como te disse; recebi o bilhete encluso d' elle qdo vim pa caza na mesma ocasião q o encontrei, d'elle veras a sua deliberação etc.

Em 15 de Maio Teu amo M G Barreto


Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases