PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Facsimile view

1685. Carta de Gaspar Álvares Gramacho, mercador, para o padre António Coelho, tesoureiro da igreja de Santa Maria de Lagos.

Autor(es)

Gaspar Álvares Gramacho      

Destinatario(s)

António Coelho                        

Resumen

O autor explica ao destinatário, seu amigo, por que foi delator quando esteve preso pela Inquisição. Encomenda-lhe também a remessa de certidões de nascimento e de casamento.
Page 225r > 225v

Jhs ma joseph Meu Amo e Snr Bordeus 25 de junho de 685

Não posso deichar de vos escrever estas regras pa vos dar novas minhas que entendo as estimareis suposto que na opinião de mtos deça çidade sahise tido por judeo porem os mais ben inclinados e bem entendidos julgando sem paxão e tendo conheçimto do modo com que os caxorros dos inquisidores julgão aos mizeraveis inocentes Ven no conheçimto da Verdade suposto que elles ben a con-heçen; mas a ignorão porque tem Amor ao meu dro e a sua ambição, que he o caminho por donde mtos estão ardendo no infermo, Vejo me direis que eu o confeçei, porem aveis de conçiderar que ali se perde o juizo; e homen em caçere fexado sem ver sol nen lua; sentençiado a morte tendo 4 fos que faria neste termo qdo Christo senhor nosso qto á porção infirior suou sangue; e temeo a morte Vede o que faria hũa criatura de barro fraco; e chegando homen a confeçar, o que não fes dis mil pravoisses sem asertar com testo nen lugar nen tempo e com tudo se abração, e pa mais creres; foi Villallobos fo de Anna a confeçar, perguntarão lhe quem era o Deus da lei Respondeu que Moizes diserão lhe que moizes não era Deos dise que o pe Eterno perguntarãolhe se cria nas tres pesoas da ssma trindade dise que sin, com outras perguntas o fizerão duvidar



Text viewWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase