PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

1794. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, ministro plenipotenciário, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

ResumoO autor faz a relação detalhada das suas primeiras impressões, bastante negativas, dos Estados Unidos..
Autor(es) Cipriano Ribeiro Freire
Destinatário(s) João de Almeida de Melo e Castro            
De Estados Unidos da América, Filadélfia
Para Inglaterra, Londres
Contexto

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir, junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português, a “ambiguidade” resultante. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento "não houve geração". Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Fontes:

Schedel, Madalena Serrão Franco. 2010. Guerra na Europa e interesses de Portugal: as colónias e o comércio ultramarino. A acção política e diplomática de D. João de Melo e Castro, V Conde das Galveias (1792 -1814). Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3910101)

Suporte três meias folhas de papel dobradas, escritas no rosto e no verso de cinco fólios
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Fundo Casa dos Condes de Galveias
Cota arquivística Maço 9, 3, 7, Ribeiro Freire
Fólios [1]r-[5]v
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Rita Marquilhas
Data da transcrição2009

Page [1]r > [1]v

Illmo e Exmo Snr

Meu Amigo e Sr de meu maior respeito e veneração. Logo que desembarquei em Nova York em 14 de Setembro, tive o gosto de dár por extenso noticias da minha viagem a V Exa, e minha mulher ajuntou varias regras, expressando ambos a viva lembrança e reconhecimento do muito favor e amizade que lhe devemos em Londres, de que não saberemos jámais esquecer-nos; porem tenho motivos de recear que o maço que levou aquella Carta fosse alijado ao már, correndo noticias ulteriores de que a Embarca-ção fôra conduzida pelos Francezes a Brest. Nella voltavam dous dos Passageiros que vieram no nosso Navio, que descontentes do Governo Inglez, procuravam nestes Estados Uni-dos asylo mais cogeruo aos seus principios de Liberdade illimitada, de Refórma, e de anarchia; mas que não encontrando aqui as



Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases