PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

[1782]. Carta de Manuel Gomes Dias para destinatário desconhecido.

ResumoO autor pede ao destinatário que procure encontrar o escrivão judicial para obter algumas informações.
Autor(es) Manuel Gomes Dias
Destinatário(s) Anónimo488            
De Portugal, Setúbal
Para Portugal, Setúbal
Contexto

João Ferreira Cidade, filho legítimo de António José Alves Cidade e de Eusébia Mar Salina, natural da freguesia de S. Gregório, termo de Arraiolos, estava para casar com Joaquina da Esperança, filha legítima de Francisco Martins e de Ana Dionísia, natural de Setúbal. Sucede que, para esse efeito, necessitava de justificar os ofícios do pai e avós da noiva.

A carta encontrada nestes autos cíveis de petição para justificação de João Ferreira Cidade tinha por objetivo apurar o estado em que se achava a causa de João Timóteo Neto Mendes, da vila de Palmela, com o seu cunhado Manuel Pereira da Silva e com o prior de Santa Maria. Não obstante a sua existência nestes autos de petição, não teria relação com o processo em si, mas sim com quem se encarregou dele: José Afonso da Mota, escrivão do judicial em Setúbal. Trata-se de uma circunstância curiosa: a presença de semelhante manuscrito atesta a eficácia do destinatário em conseguir contactar o visado.

É igualmente possível observar o aproveitamento do suporte para registo de vários cálculos matemáticos (frente e verso), possivelmente relacionados com a matéria em questão.

Assinale-se que o requerimento de justificação constante ao fólio 2r contém importantes grafias quási-faladas; atestam sandhi envolvendo sibilantes, bem como a velarização de /r/, típica do dialeto da região: "os zofiçios", "nos zinten sigintes", "ofiçio q irziçia hera mestre de calafates", "os zofiçios dos zavos da suplicada", "q pa esta forren priçizas […] debaxho."

Suporte meia folha de papel escrita no rosto.
Arquivo Arquivo Distrital de Setúbal
Repository Juízo de Fora de Setúbal
Fundo Autos cíveis de petição
Cota arquivística 12/0050/1906
Fólios [1]r
Socio-Historical Keywords Ana Leitão
Transcrição Ana Leitão
Revisão principal Raïssa Gillier
Contextualização Ana Leitão
Modernização Raïssa Gillier
Anotação POS Raïssa Gillier
Data da transcrição2016

Page [1]r

Em Setubal

Progunte na rua dos almocreves pello Srn Jose Afonsro da Motta Esam do Jal da da Va, ou a qm seu ofiçio Servir, q tenha a bonde dizer por Escrita aqui nesta minuta os tros em q se acha a cauza de João thimotio Netto Mendes, da va de Palmella, com seu cunhado Mel Pra da Sa e com o Por da Sra Ma q estava em Liquidação: Se ouve alguma compozissão emtre partes e tãobem se João thimotio he Vivo E q esta mesma progumta lhe pedi ja por outra via q ainda não recebi fico mto certo Em lhe dár Gosto,

Seu mto obrigmo S Mel Gomes Dias


Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases