Amada Filha em N Sr eu lhe boto mil bençaos em nome de N Bom
Ds Ca tive noticia pela sra May dos seus alivios, de q nũca duvidei, nem
duvido, com a qual me alegrei bastante; e mto mais pelas q de si me dá no seu
escripto; e pelos dezos, q o Sr lhe comunica. Oh filha ma ditoza Vmce, ditoza, a
mil vezes ditoza, se persevera! Lembrese, lembrese, q se por este camo da virtu-
de formos, nos havemos ver no Ceo algũ dia, q não ha de ser mto longe; pois
a nosa vida he hũ sopro.
Sra entrãdo agora a tratar dos meyos pa as virtudes, ou caminho des
ta (de q falei no escripto antecedente) sabe Vmce, q nada se consegue sem meyos:
qm dezeja riquezas, logo cuida dos meyos de as adquirir: qm pertende honras, excogi-
ta logo por q caminho virá a sua pose eta Do mesmo modo querer virtudes, e não
fazer cazo dos meyos pa elas; he não as querer; bem como não quereria hum comer,
se por iso não fizese deliga alguã. Ora entre todos os meyos pa a virtude o mais
necesario, e indespensavelmte necesario, e o mais principal de todos, he a Oração
Mental. Não ha Doutor, não ha Mestre de spirito, não ha Sto Padre, q asim
o não diga. E pro o dice N Me Cho Jezus- Orai pa não caireis nas tenta-
ções- sem interrupção Orai- Convem sempre orar, e nũca cesar deste Exerci-
cio- diz a scriptura sagrada em varios lugares. Qto ao modo, com q se tem
Oração mental, nos ensinou sto Ignacio, q nesta materia nos diz, o q o Ceo lhe
ensinou. He pois Oração mental conforme a doutrina celestial do do Sto hum
exercicio das tres potencias da alma, Memoria entendimto, e vonte. A memoria
ocupase em se estar lembrãdo de algũ mysterio, ou doutrina espiritual, como
na Morte, no Juizo, na Gloria, na Paixão de Cho, ou em outro qualquer pon-
to de Meditação, q trazẽ os livros, e q huã Pesoa pro tem lido neles. Depois da
alma se lembrar bem, e trazer a memoria o ponto, sobre q quer meditar, entra
o entendimto a discorrer sobre ese mesmo ponto. Exempli gratia. He o ponto
q no livro li da graveza do Pecado por ser ofensa de hũ Ds infinito: depois de
trazer a memoria este ponto, q li: entra o entendimto a discorrer deste, ou semelhante
modo, conforme Ds Sr N alumia, e ajuda. Oh Ds meu, qm sois vos! hũ sr q
com a sua Mageste encheis o Ceo, a terra, todo o mũdo tão dilatado, todos os
ceos immẽsos, e ainda não fica esgotada vosa Mageste, q he infinita. Ge poder
he o de Ds alma ma todos os Reys, e Imperadores do Universo nem o poder de huã
formiga tem a respeito de Ds, por mais q eu medite, nũca he de alcãçar a grã
deza deste poder; pois he infinito. Criou esta redondeza da terra tão posta, ar
vores sem numero, peixes sem conta, homẽs inumeraveis, plantas, bestas, aves,
feras, ceos, Anjos, e tudo qto ha. O q grde grde Ds, oh q sr tão tremido, oh q
sr q merece todas as adorações das suas creaturas, oh q sr merecedor de toda
a honra, e respeito! O grde grde Ds como poderei eu vil bixinho da terra co-
nhecer a vosa grandeza, se ela não tem limite? como vosas perfeições, se são
infinitas? grde grde grde Ds he o noso, não sei dizer mais. E pois a este Ds he
q eu esbofetei com ma culpa, he q eu injuriei, desprezei mesmo, agravei com
com meus pecados. Oh q cega estava! Oh q temeride, q ouzadia, q arrojo
cometeu esta vil mulher contra tal sr. Eu estava louca, eu tinha o juizo são, qdo
a tal me atrevi? oh desgraçada de mim, oh temeraria, q cometi malde, de q
com mta mta razão se deve espãtar o mũdo todo. se eu em hum Rei , q nem
hum argueiro he a vista de Ds fose dar na sua cara mto bofetão, ficaria
por memoria esta vilisima ação, e todas as ides dela se espantarião, e eu eu
eu em tal Ds e sr dei bofetadas sem conta, ai de mim infeliz eta Nestes dis
cursos sentese a vonte movida a varios afectos pára pois o discurso, e entra
a vonte a exercitarse, e romper os os seus afectos. Verbi gratia: oh meu Ds
qto me peza de tal malde, pezame, pezame com mil veras quizera aqui acabar
a vosos pes de puro sentimto oh qm a meu Ds nao tivera ofendido! Qm me dará
lagrimas tantas, q posão igualar a gravide das mas maldes e arrojos; errada,
e erradisima sr andei, eu o confeço, mas ja me arrepẽdo, qto poso, fiz o mal
na vosa preza, mas ja aqui rendida prometo a vosos pes chorá-lo toda a vida
conheço, q so mereço não hũ mas mil infernos, conheço ja, q por mto grde mi-
zericordia vosa estou aqui viva, e não ardendo no inferno em vivas cha-
mas. Oh meu Ds q vos darei por tantas mizericordias? por eu vos agravar
com malde infinita me daes agora luz? por ter sido pesima me quereis agora
salvar, e pa iso me daes Guia, me alumiaes, me chamaes a vos? Oh Sr, q ainda
q toda ma vida vos servise de rastros nada faria, pa o q vos devo.
Proponho, proponho com as mayores veras evitar os mais minimos pecados
obedecer a risca, a qm me destes em voso lugar, por guia, a Ma, viver, como
devo, eta E entrase depoes a dar graças pelos beneficios recebidos na Ora-
ção, e a pedir isto, e aquilo pa si, e pedir pelas Pesoas, q lhe parecer.
Baste por ora isto: so advirto, q antes de entrar no exercicio
das tres potencias esteja hũ bocadinho mesmo de joelhos, mãos postas, olhos
cerrados, e so considerãdo Ds a está vendo prezte pedindolhe luz, e graça
pa ter bem oração, e faça acto de contrição. Então depoes entre no exer-
cicio das trez potencias se se acha com alentos espirituaes pa iso tenha
meya hora de Oração de manhãa, e meya a noute, qdo não hũ quarto
Ahi vai o livro das Meditações, antes de qualquer Oração leya hum
ponto, e o Rezumo dele adiante, e va então pa a Oração. O Sr abençoe
estas mas, ou suas palavras. Ore por mim a Ds
Servo em o Sr
Berndo da Sa e Amaral.