PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Guardar XML

1643. Carta de Mateus Peres da Cruz, padre, para António Guedes Souto-Maior, capitão morgado.

ResumoO autor queixa-se ao destinatário das muitas e injustas perseguições de que tem sido alvo, movidas por um capitão-mor.
Autor(es) Mateus Peres da Cruz
Destinatário(s) António Guedes Sotomaior            
De Portugal, Braga
Para Portugal, Moncorvo, Marzagão
Contexto

Processo relativo a António Guedes Sotomaior, capitão, acusado pela Inquisição de Coimbra por sacrilégio, falso testemunho e desacatos a imagens religiosas. O caso de denúncia é relativo ao dia 13 de maio de 1645, dia em que António Guedes fugia das mulheres de Marzagão (Moncorvo), que o perseguiam por ele lhes ter matado gado e porcos nos terrenos baldios da terra. Conseguiu esconder-se na capela de Nossa Senhora da Conceição e, enquanto estava lá fechado, lançou a imagem de Nossa Senhora da Conceição ao chão, partindo assim um braço à escultura. Afirmou que este ato serviu para trancar a porta, para se proteger do povo que o queria matar. Neste movimento, puxou também o retábulo e destruiu-o, mandou a pedra de ara do altar ao chão e quebrou-a. Foi alvo, além disso, de outras acusações, tais como comer carne nos dias de preceito da igreja ou não ir à missa.

Várias testemunhas de Marzagão foram acusar o réu, contando diversas versões do acontecido na perseguição e fuga daquele dia 13 de maio. Uma das testemunhas é o autor da carta contida no processo (PSCR0385), Mateus Peres da Cruz, padre da igreja de São João Batista de Marzagão, que afirmou ser o acusado homem "escandaloso e depravado". Algumas provas foram entregues pelo réu, como comprovativos de que era cristão-velho. Também entregou uma carta do reitor de Marzagão, pretendendo provar que era homem de crédito. António Guedes Sotomaior foi sentenciado a pagar vinte cruzados pelos danos à capela da Conceição e a dois anos de degredo para a fronteira da cidade de Elvas.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita em todas as faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra
Cota arquivística Processo 5927
Fólios 56r-57v
Socio-Historical Keywords Maria Teresa Oliveira
Transcrição Mariana Gomes
Revisão principal Raïssa Gillier
Contextualização Mariana Gomes
Modernização Raïssa Gillier
Data da transcrição2015

Selecionar o formato de download

Pure TEI P5 XML
TEITOK XML