PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2150

1585. Carta de Jorge Moreira, prior, para Jerónimo Pinto, meirinho da Inquisição de Coimbra.

Autor(es)

Jorge Moreira      

Destinatário(s)

Jerónimo Pinto                        

Resumo

O autor pede ao destinatário o favor de comunicar aos inquisidores que não façam nada antes de ouvirem o seu depoimento. Promete pagar o favor em orações, sacrifícios e livrinhos em linguagem.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Ao mto illustre Snor o Snor hieronymo pinto, meirinho da santa inquisição de coybra [...] meu snor Snor

Mto boas festas lhe ds, mta vida e saude, e serviços mtos seus, q lhe nesse santo officio como tudo mais fará, E a nós mercés : Eu tenho q dizer nessa mesa do santo offo, ao q queria ir passada festa dos reys logo 2a ou 3a fra, merçé me fará: dizer aos snores inquisidores, q cousa nhuã se deve bullir, eu ser ouvido, pa o q lhes póde mostrar esta, E do q disserem, me avisar: o qual trabalho, cousas tRenas q sua divina inteireza, E desprezo dessas, busca, mas em as pobres orações, E sacrifios sẽpre recõpensarei, E livrinhos de linguajẽ, de q comigo queria levar poucos, pa impremir porventra parescendo assi, a esses snores: beijo as mãos de VM cuja mto illustre pa nosso snr guarde, E todos bens aumẽte, desta sua na mesa de bouga dia de ano bom de 1585 anos: vendor seu de Vm Je mra


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases