PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2211

1790. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, encarregado de negócios, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

ResumoO autor relata a preparação da chegada do destinatário à corte de Londres enquanto ministro plenipotenciário.
Autor(es) Cipriano Ribeiro Freire
Destinatário(s) João de Almeida de Melo e Castro            
De Inglaterra, Londres
Para
Contexto

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir, junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português, a “ambiguidade” resultante. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento "não houve geração". Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Fontes:

Schedel, Madalena Serrão Franco. 2010. Guerra na Europa e interesses de Portugal: as colónias e o comércio ultramarino. A acção política e diplomática de D. João de Melo e Castro, V Conde das Galveias (1792 -1814). Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3910101)

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita nas três primeiras faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Fundo Casa dos Condes das Galveias
Cota arquivística Maço 9, 3, Correspondência Geral, R-S, Ribeiro Freire
Fólios [1]r-[2]r
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Rita Marquilhas
Data da transcrição2010

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo e Exmo Snr D João de Almeida de Mello e Castro Illmo e Exmo Snr

O ultimo Paquete me trouxe a honra de huma Carta de V Exa, datada de 24 de Novembro, a que vou responder sem pêrda de tempo; informando a V Exa que esta Caza se acha inteiramente despedida, mas que visto V Exa ter moveis bastantes da sua Caza de Roma, os Leitos de familia e outros trastes inferiores facilmente aqui se compram, e por preço moderado. A bateria de Cozinha em parte nenhũa se compra melhor, sendo a perfeição das obras de Cobre, e até de folha de flandres, peculiar a esta Capital. Coche, ou Carruagem, com a chegada de V Exa a Londres he que a deve mandar ao seu gosto, por conta propria, ou de aluguer que se paga ao mesmo constructor, ou Carpinteiro de Seges ses, que eu assento ser preferivel, e que he o que geralmente praticam quasi todos os Ministros Estrangeiros. Os Cavallos de Coche, tambem se alugam por anno. Emquanto ás Franquias de entrada, estas sam Livres no espaço de seis mezes para todos os generos, á excepção de Vinhos que não tem Limite de tempo, mas de quantidade, sendo somente de 600 garrafas, de qualquer qualidade que seja. Os Vestidos que V Exa supporâ terem chegado aqui, faz bem de os não mandar despachar; nem se poderia fazer isto antes da sua apresentação nesta Corte, excepto por favor. O nome do Negociante que V Exa escreve Mr Culhia, não he aqui conhecido, e parece-me que deve haver engano em al algumas das Letras. Não me occorre mais circumstancia que deva mencionar a V Exa, havendo respondido a todo o conteudo da sua Carta. Vai a inclusa que he a unica que tem chegado para V Exa; e queira V Exa dispôr sempre do affecto, reconhecimento, e fiel obediencia com que tenho a honra de ser

De V Exa Mto obgdo Venor e fiel Creado Cypriano Ribeiro Freire Londres 15 de Dezo. 1790 Illmo e Exmo Snr D João de Almeida de Mello e Castro.

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases