PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS4020

[1700]. Carta de João Pereira, [barbeiro], para os membros da Inquisição de Évora.

ResumoO autor denuncia Manuel Gonçalves por invocação do Diabo.
Autor(es) João Pereira
Destinatário(s) Anónimo370            
De Portugal, Ourique, Vale de Santiago
Para Portugal, Évora
Contexto

Esta é uma carta de denúncia não datada, arquivada entre documentos de 1700, assinada por João Pereira, provavelmente barbeiro (é o que se depreende do texto da denúncia).

Dentro do fundo do Tribunal do Santo Ofício existem as coleções de Cadernos do Promotor das inquisições de Lisboa, Évora e Coimbra. O seu âmbito é principalmente o da recolha de acusações de heresia. A partir de tais acusações, o promotor do Santo Ofício decidia proceder ou não a mais diligências, no sentido de mover processos a alguns dos acusados. Denúncias, confissões, cartas de comissários e familiares e instrução de processos são algumas das tipologias documentais que se podem encontrar nestes Cadernos. Quanto ao crime nefando e à solicitação, são culpas que não estão normalmente referidas nestes livros.

Suporte a carta ocupa a primeira face de meia folha de papel dobrada e tem o sobrescrito na terceira face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Évora, Cadernos do Promotor
Cota arquivística Livro 249
Fólios 306r-v
Transcrição Rita Marquilhas
Revisão principal Cristina Albino
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2000

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Ao mtos raverem do pe prior de pano yas vai do vale de santiago a comisario do samto ofi sio

Aos dezaseis dias do mes de novenbor veio manoel gonsalvez morador na erdade do carvalha a fazer a barba preguntando lhe pela symentera dyse samiava fynlhos e dizendo lhe q mtas pesoas averam pedir q lhe samiase ele dise q mtas o ano pasado samiara na mas não se agabariam de outra eu lhe dise q saria pelo amor de deos ele dise q levase diabo tamto amor de deos este cazo asosedeo avera des anos e por não sabre comfesyme dyse comfesor q estava brigado a fazelo a sabre hum Comisario do santo ofisyo

joão pra

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frasesSyntactic annotation