PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1540

1754. Carta de Vicente Cardoso Velho, clérigo, para Dom Frei Valério do Sacramento, Bispo de Angra.

ResumoO autor descreve as condições de um local de oração.
Autor(es) Vicente Cardoso Velho
Destinatário(s) Dom Frei Valério do Sacramento            
De Açores, Terceira, Vila da Praia
Para Açores, Terceira, Angra
Contexto

Carta integrada no processo de pedido de oratório do padre Cristóvão Borges da Costa. Este erigiu na sua residência um local de oração e celebração de missa para o qual pediu a devida licença de utilização. A carta aqui presente dá conta das condições que este local de oração particular possuía, o qual, segundo o processo, foi considerado adequado.

Tal como refere o processo, o padre Cristóvão Borges da Costa era presbítero secular da Ordem de São Pedro, vigário na igreja matriz da Vila da Praia, na Ilha Terceira, e ouvidor eclesiástico do mesmo local.

Suporte uma folha de papel escrita no rosto.
Arquivo Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo
Repository Cartório da Mitra de Angra
Fundo Terceira
Cota arquivística Maço 41 (Vária), Documento 16.
Fólios [5]r
Online Facsimile não digitalizado
Socio-Historical Keywords Tiago Machado de Castro
Transcrição Tiago Machado de Castro
Revisão principal Raïssa Gillier
Contextualização Tiago Machado de Castro
Modernização Raïssa Gillier
Data da transcrição2016

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Exmo e Rmo Sr

Pela commissão de V Exa vizitei o Oratorio q nas suas cazas irigio novamte o Rdo Ouvor e vigro da Matriz desta Va o Ldo Christovão Borges da Costa, e me parece estar com toda a decencia, e mto capaz de se dizer missa nelle pelo irigir em caza separada de uzo domestico, q so algũa passage e não frequente pa outras do mesmo quarto: He fechado com portas, tem quadro de talha dourada com imagens devotas da virgem Sra recebendo a communhão do Evangelista mimozo S João; tem ara e caliz de prata; bolsa, pallas, veos de todas as cores, missal, estante, tres toalhas, duas arendadas, e hũa ordinaria, castisaes, galhetas, caldeyrinha de agua benta, campainha, dous corporaes, quatro sanguinhos, dous amictos, e dous ornamentos inteyros, de damasco branco com sabastos vermelhos, outro de damasco de rocho, e dous frontaes das mesmas cores com taburno, e esteyrado e credencia pa se revestir o sacerdote; e todos estes paramentos novos, menos a ara, e caliz, q pedio emqto não tiver proprios; esta á minha informação q dou escripta pelo Bendo, e Notro Apco Vicente Cardozo, q com elle assiney, más V Exca definrá como for servido. Praya de janro 3 de 1754

Vicente Cardo Velho Vicente cardozo

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases