PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS5149

1826. Carta de José Silva Marques para Ricardo Pessoa.

ResumoO autor remete uma outra carta para o destinatário.
Autor(es) José Silva Marques
Destinatário(s) Ricardo Pessoa            
De S.l.
Para S.l.
Contexto

O réus deste processo pertenciam à Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e estavam envolvidos num esquema que contava com o auxílio de oficiais desta Secretaria, associado a um folheto em português impresso em Londres com o título «Dedução, ou Manifesto dos factos, que na crise actual suscitão a plena observancia dos Direitos Publicos da Nação Portugueza em que particularmente se incluem os do Serenissimo Senhor Infante D. Miguel». As cartas incluídas no processo eram dirigidas a Joaquim Guilherme Posser. O portador, Máximo José Pereira de Azevedo, não as entregou ao destinatário, tendo, em vez disso, denunciado o caso ao Governo da Infanta Regente Isabel Maria. Segundo o que se apurou, o folheto era da autoria de Joaquim Guilherme Posser.A CARDS5149, reconhecida por escrivão, aparece integrada no processo ao contrário, começando a carta no verso e continuando no rosto.

Suporte quarto de folha escrito nas duas faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra J, Maço 26, Número 6, Caixa 80, Caderno [4], Apenso 36
Fólios 4r-v
Transcrição José Pedro Ferreira
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização José Pedro Ferreira
Modernização Raïssa Gillier
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Sal 21 de Mo de 1826 Amo P

Saude e felicidades. etc O portador desta meu amo e hum dos maiores Corcundas que aqui em Sal elle me pedio huma Carta pa algum meo amo com quem pertende dezafogar hum pouco e prtanto eu me lembrei de ti, podes mandar pr elle tudo quanto houver de bom e ate mmo aquella Copia da Carta de Serenicima sra Infa á no Nossa Rainha, que tu me prometestes emfim podes dezafogar com elle bem a tua bontade Sou como devo teu amo do C J S Marques P.S. Disculpa não te ter respondido a tua ultima pois tenho andado mto ocupado, porem estou certo em tudo qto me mandastes dezer etc ahi te ha de ser entregue hum gatinho Lembro a tua paciencia que ahi o hão- de hir procurar etc


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases