PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS7171

[1827]. Carta de Maria José Benedita Franca de Barros para Gertrudes Caetana da Cunha Fialho.

ResumoCarta a uma amiga a dar notícias e demonstrando contentamento pelo modo como o processo judicial está a decorrer.
Autor(es) Maria José Benedita Franca de Barros
Destinatário(s) Gertrudes Caetana da Cunha Fialho            
De S.l.
Para S.l.
Contexto

As rés deste processo eram Maria Isabel Barreto de Pina e Gertrudes Magna, acusadas de roubo na casa do Conselheiro José da Cunha Fialho, falecido. Quem apresentou queixa foi Gertrudes Caetana Fialho, irmã do falecido e mulher de João Paulo Fabre. Por não haver prova, as rés foram absolvidas, mas a queixosa interpôs embargo, e, em seguida, apresentaram as rés embargo à autora. A defesa alegou que as cartas usadas como prova incriminatória de nada valiam porque muitas nem sequer tinham selo. Algumas teriam sido "encomendadas" a conhecidos da queixosa e outras teriam sido forjadas pela própria Gertrudes Fialho. O processo contém uma procuração impressa e um abaixo-assinado dos moradores de Torres Vedras em defesa das rés.

Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra M, Maço 19, Número 4, Caixa 39, Caderno 1
Fólios 380r-v
Transcrição Ana Guilherme
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização Ana Guilherme
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illma Snra D Gertrudes Caitana da Cunha Fialho

Minha Snra Vendo as notiçias q Vsa me e o noso proCurador relatiVo o alVara de fiansa a minha alma fica em extaze de alegria pois tenho a serteza q asim q forem pa lisboa e fourem proguntadas todo se desCobre e agora não se desCuide não adurmesa q eu quero Vela aqui Snra das quintas do pipa animada aqui me diçe hum grande Letrado q reCrese Vsa o menisto da Culpa pa hir a sua prezensa depor como testemuinha a filhada q se xhama Maria Joze pois elá sabe tãobem Como a Carelota ja a não tem em Caza esta a serVir aqui Com hum Relejueiro e ela dise a huma pesoua q teiVe pena de o Remão não estar em Caza pa lhe dar hum Cartuxho de pesas no dia do furto não pode haVer milhor testemuinha eu quando as Vir partir logo mando Comprar hum Cazal de piruns e Vou Com eles a lisboa fazerlhe huma saude i peso a Vsa me reComende mto e mto a todos tanto eu Como o meu filho, e o Meu Coração q dezeja mto Vela e q tenho alguma temsão de ahi hir pa a porsisão dos pasos da grasa

e Sou Como deVo de Vsa amiga Verdadeira Maria Joze Benedita Franca de Barros

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases