PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1263

1639. Carta de Dom João II de Bragança, 8.º duque de Bragança, para Dom Vasco Luís da Gama, 5.º conde da Vidigueira.

ResumoO autor agradece serviços prestados e mostra desejo de os retribuir.
Autor(es) Dom João II de Bragança
Destinatário(s) Dom Vasco Luís da Gama            
De Portugal, Setúbal, Almada
Para S.l.
Contexto

O fundo Miscelânea Manuscrita do Convento da Graça é composto neste momento por 23 livros. Reúne em si diversos conjuntos de correspondência original, trasladada e documentação oficial. Desconhece-se a data de entrada desta documentação na Torre do Tombo e a sua história custodial e arquivística não está definida. O tomo de onde se retirou a presente carta tem por título "Cartas originais do Cardeal-rei, dos Filipes e de Diogo do Couto, etc. com outras de alguns reis da Índia para o Conde da Vidigueira". Neste tomo vem um conjunto de treze cartas de tom privado enviadas pelo duque de Bragança ao conde da Vidigueira entre os anos de 1632 e 1640. O conjunto de 13 cartas pessoais de Dom João II, duque de bragança, a Dom Vasco Luís da Gama, aqui apresentadas, são demonstrativas de uma forte ligação de amizade e confiança que se veio a manter depois da subida do primeiro ao trono de Portugal. Dom Vasco Luís foi um dos primeiros nobres a manifestar-se a favor da aclamação do seu amigo como Dom João IV. Já rei, este escolheu aquele como embaixador na corte de Luís XIII de França (1642-1646), função que tornou a desempenhar durante a regência de Ana de Áustria, e concedeu-lhe, como recompensa pelos seus muitos serviços, o título de Marquês de Nisa. Dom Vasco Luís da Gama foi o 5.º conde da Vidigueira. Verifica-se que o titular desta casa era frequentemente chamado de conde-almirante, facto que se relaciona com a descendência direta do navegador Vasco da Gama, 1.º conde da Vidigueira.

Suporte uma folha de papel dobrada ao meio escrita na primeira face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Miscelânea Manuscrita do Covento da Graça
Fundo Livro 3 (cx.2)
Cota arquivística Página 105-106.
Socio-Historical Keywords Tiago Machado de Castro
Transcrição Tiago Machado de de Castro
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2013

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A pena com que vou de não poder nesta occazião fazer a demonstracão que devia de meu avizo que VS tanto empenhou de novo em seu servico com a mce que nella me fes, se não podera aliviar em mim, se VS continuandome a mesma mce me não significar muy frequentemente a Villa Viçosa as cousas que se ofrecem de seu gosto e servico em que lha possa mereçer, que he o que mais levo diante dos olhos. Com esta confianca me recolho a minha casa Usando da licenca que sua Magde foy servido mandarme para o fazer: e se VS quizer q ella me saya certa entenderei que a mce que me fas conter esta continuação tem todas as qualidades que eu lhe posso dezejar Ds Gde a VS

Almada 12 de 7bro de 639 O Duque

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases