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Maarten Janssen, 2014-

Visualização das frases

1663. Carta de Abraão Israel Fróis para Simão Mendes de Almeida, mercador.

Autor(es)

Abraão Israel Frois      

Destinatário(s)

Simão Gomes de Almeida                        

Resumo

O autor, citando constantemente a Torah, aconselha o destinatário a não abandonar o judaísmo.

Texto: -


[1]
Simão Gomes d almda
[2]
Anstram Veadar 13 5423 Mco 28 21 663
[3]
Posto q pr escripto não haja precurado estes tempos novas de Vm não falto a minha obrigacão em as saber precurar das pessoas que dessa cide vem, e mas dão da saude de Vm; relatando tambem cauzas q me dão motivo pa as aver de apontar a Vm; poes fora eu faltar as rezons tão obrigatorias como são as da lei san-gue e amizide quando a Vm lhas não propruzera cada huma dellas per si tão forçoza q se me não pode imputar atrivimto;
[4]
e por eu tambêm ter experimentado em VM tão bom natural e prudensia ajuda a esta minha con-fiança.
[5]
Disse q estando Vm fora do rigurozo e tirano jugo da inquisisão e sendo verdro Israelita não observa publamente a lei sancta que O Snr Do mundo (Louvado seja pa todo sempre seu sancto nome) nos deu no monte de Synai e q nossos ascendentes jurão e affirmarão observar asi em seu nome como de seus suscessores
[6]
gde e temeroza. Snr he esta propozicão, a que respondi q do animo de VM conhesia eu corresponder sempre as obrigacõs de verdro hebreo, e q na mesma forma avião de corresponder sempre as obrigacõs deste nome, a que me replicarão que não bastava animo qdo avia lei q se devia observar, lugar e tempo sem reçeio
[7]
e en confir-masão de tão magnifesta verde me apontarão tantas razõs q fora querer eu alcansar o mar o querellas relatar neste papel
[8]
algumas comtudo apontarei pa Vm mesmo julgar o qto convenserão minha reposta q dis em abono de vm
[9]
He o pecado da idolatria tão atrox nefando e abominavel q aquelle que o comete he como que aquelle que o comete he como se negara toda a lei
[10]
e ainda não cometendo em acto exte-rior, mas vocalmte deve ser apedrejado,
[11]
e faltando a prova he talhado pello snr Bendito
[12]
logo aquelle que não a abominar que he observando a lei Sancta antes de a entender que he de diferente religiam fiqua cometendo este tão grave pecado, e encorrẽdo na infalible penna delle poes fiqua recebendo outro maes q n Snr Bendito.
[13]
Bem clara he esta verde q por tal a conhesseo ainda hum gentio convertido(na-haman privado d el Rei de Aran o qual pede lhe perdoe O Snr Bendito o pecado que cometesse indo com seu Rei a caza do Idolo Rimon não se podendo excuzar Reg lb 2 cp 5 versso 18
[14]
e maes não era com animo e vontade
[15]
logo sendo em qualquer modo adoracão e decla-racão de boca se fiqua cometendo o grave e torpe pecado de idolatria
[16]
Sadra E Mesech e Eabed bem podiam escapar a vida com fazerem fingida ado-racão a estatua de nebucodenosor, mas não quizerão uzar de tam torpe meio poes fiquavam incorrendo em tal crime não os livrando a tencão vontade e animo de não adorar de cora-cão,
[17]
o mesmo obrarão os sete Machabeos, Daniel, e o Pontifice Eleazer
[18]
Porq o precepto não tenhaes Deozes alheios diante mi exod cp 20 vss 3 lhe insinava que isto procede ou adoração seja de coracão ou não confirmado com o outro com o outro preceito que nos insina não mireis aos idolos Levit 19 vss 4 de sorte que com qualquer humilhasão se incorre neste pecado como nos insina tambem outro preceito exod cp 20 não te humilhes a elles,
[19]
e ainda tirar o chapeo zombando como nos insina o grande Hagam Isach Athias na declaração deste precepto.
[20]
E por este ser o fundamto principal da Lei Sancta he emcomen-dado nella este precepto 44,
[21]
De sorte que O Snr Bendito a fonte da Piedade manda que se não apiade do Idoletra,
[22]
e este he o que em qualquer forma ou modo der adoracão a Deozes e idolos outros em tanto que nem por zombaria se pode nomear o nome da idolatria como temos per preceipto exod cp 20 versso 13 nome de outros deozes não nomeeis.
[23]
E em q forma esteja o que estiver incircuncezo se veda reco-mendaçam deste divino preceito genesis cp 17 verso 14,
[24]
e êmqto se não tiver a elle obedecido padeçe alma e corpo a maes triste e lamentavel tragedia que se pode considerar
[25]
e so como obediencia e execusam delle se recebe toda a prefeicão,
[26]
e bem se mostra esta infalivel verde poes na encomendanca delle a Abraham, Nosso pae lhe diz o Snr Bendito se prefeito, e antes disso lho não avia dito tendoo co-municado de antes tantas vezes - genes cp 17 versso 1o e 2o
[27]
E da dilacão na execusão deste preceito se ofende tanto a divina Magde que ao não circuncidar a mer de Mose com tanta pressa a seu fo executara nelle o Anio a morte qdo lhe sahio ao encontro exod cap 4 versso 25
[28]
esta o incircun-cozo inhabal de poder fazer paschoa exod cp 12 vsso 49 porq se reputa o tal por ido-latra gentio e não por Israelita;
[29]
e he tão divino este precepto q por elle se quebranta sabbat
[30]
por esta tão excelente insignia nos apartamos das maes gentes, e recebemos a prefeicão espiritual por meio da qual nos asiste A divindade.
[31]
Eis aqui Snr quam arrados andavamos os que asistiamos na Espanha entendendo que o animo ou atenção nos livraria de tão torpes delictos e que nos poderi-amos salvar sem ter este Sancto firmamento e quanto maior ainda sera a cigeira dos que ainda durarem nesta damnada e infernal opinião, poes a observantia da Lei Divina como prefeita não recebe meios pa que nesta ou naquella pte se ob-serve ou nesta naquella me livre,
[32]
O Snr Do mundo descubra nossos olhos pa que vejamos as maravilhas de sua Sta Lei e nos mostre seus caminhos pa an-darmos na verde della como pede Daniel ao mesmo Snr no pselm 119
[33]
Grave he o crime da ingratidão mas este o fiqua sendo ainda mto maior quanto o he a pessoa contra quem se comete,
[34]
não se livrara desta tão inorme culpa quem livre do fogo, dos Caldeos se não mostrar agradecido ao Snr Do Mundo em observar sua Lei Sancta seguindo o exemplo de Abraham nosso pae que livre deste fogo então logo na observancia do precepto da circun-cizão e do de sacrificar seu fo e em todos os maes preceptos que observou Gen cp 26 vss 6 se mostrou a seu Criador tão agredecido qto fiel e obediente.
[35]
He Snr mizericordiosa e fatal infirmide do juizo e fernezi delle não conheser esta verde maiormte a vista do exemplo que nossos sabios trazem daquelle que lavandosse da imunditia fiquava ainda na mão com a serpen-te e asi imundo sempre por maes agoas com que se lavasse,
[36]
e asi por maes que cada hum queira dizer he Israelita emquanto o não for como por Lei he obrigado, fiqua sendo somente idolatra perversso, e gentio
[37]
com dor intrinseca de meu coracão estou reppondo esta verdade tam infalivel a vista do tempo tão mal logrado q pasei em aprender Leis, devendoo sómte pasar no deprendimto e observantia da lei sancta, sem me valer desculpa alguma poes a não ha, nem pode haver pa se deixar o divino e se abracar o humano contra o preceito deutoron cp 6 amaras a A tu Dio com todo teu coracão com toda tua alma e com todo teu dever que he deixar honra, vida, fazda pello Criador dos Ceos, e terra que he so o sumo e verdro bem.
[38]
E pa maior confuzão minha mo provarão ainda com o cazo que se refere no livro 2o reg cp 17 vss 41 e 42 daquellas gentes que dezião temião al Dio bendito mas serviam aos idolos o que lhe não valia antes fiquão pecando maes torpemte por ser pecado asinte feito e não por erro
[39]
eis aqui Snr a nossa grande mizeria dos q tanto tempo asistimos no egito de Por-tugal, ou pa milhor dizer entre as idolatrias de tão diabolica babilonia, e ainda mto ma-ior e que não fiquara sem castigo dos que nela preseverarem.
[40]
Consideresse a inconstancia da vida, e que esta falta qdo menos se imagina e que vem a ser totalmente cegos os q por esta rezão os que diserem vollo ei ainda a fazer e faloei em breve como se este tal fora snr de sua vida e não O Snr bendito que lha pode tirar quando for sua divina vontade, e elle menos o imaginar.
[41]
Bem servos e favorecidos erão do Snr Bendito Mo-se e Heron e maes não entrarão na terra Sancta
[42]
e quem deria que nella não aviao de entrar sendo as cabecas do Povo e seus governadores,
[43]
qto maes se podera dizer pellos q estiverem sendo ido-letras; q são os que não observarem a Lei sancta, pa não merecerem alcansar qdo quizerem o bem de que voluntariamte se privam a si mesmos.
[44]
E que haja respeito humano que atropele o divino que por substentar fazda ou augmen-tada deuxe cada hum de fazer sua obrigacam na observancia da lei divina, persuadindosse cega e torpemente que se o fizer lhe vira a faltar esta fazda
[45]
grande mizeria esta e digna de todo o sentimto poes nesta forma a vm a negar totalmte a providencia Divina, o premio a virtude, e o Castigo ao delicto, poes a observantia da lei divina he a que tras comsigo todos os bens esperituais e corporais
[46]
assi o mel damos todos os Dias na semaa Deutoron cp 6 vsso 3,
[47]
e o sr bendito nos ha de abiliguar em a fome como diz david psalm 33 e nunqua ha de dezemparar seu povo nem deixar sua heredade como Diz o mesmo David psalm 100
[48]
e devemos considerar que o homem não vive no pão senão principalmte na lei e palavra do Snr Bendito deutoron cp 8
[49]
e eis aqui Snr quam cego andei e ignorante o tempo que pasei sem me vir meter debaixo do gremio da Divindade
[50]
se vemos que os maos florecem em bens he certo, ser pa sua total ruina como nos ensina David psalmo 92 ermolecem malos como herva;
[51]
e dando a rezão dez que he pa serem destruidos hasta sempre, e este sempre se entende assi neste mundo como no outro pa alma.
[52]
Porque de outra sorte he andar sempre coxeando,
[53]
porque se O Snr Do mundo he o Snr verdro como he seguillo e não tomar por elle abaal,
[54]
queixa que o Profecta Elias deu aos inpios do povo Reg lb pro e cp 18 vs 21,
[55]
e na verde que destes devemos ser os descendentes poes tanto seguimos suas pasadas
[56]
O sr Do mundo nos torne en contricam pa que choremos como David tão torpes pecados e offensas contra sua Sta Lei cometi-das,
[57]
e ainda pede maes lagrimas de sangue este sentimto a vista do q obrrão algũs gen-tios vindosse meter debaixo do verdro estandarte
[58]
e os q são Israelitas e a tal obrigados o não fação
[59]
ora snr he o certo q no Valle de josepha se hão de ver mtos arrependidos sem isso lhe valer.
[60]
Affirmo a Vm q me meteo ainda mto por dentro o cazo q pa este mesmo intento me trouxerão de Ame-lech sen cp 20 vsso 6 onde O Snr do Mundo lhe diz que o guardou pa que não ofendesse logo avendo contra elle offensa de se não observar sua Lei Sancta,
[61]
considere Vm se he dezempa-ro de sua divina mão merecido castigo de tal pecado
[62]
o mesmo se ve no cazo que por pecado do Impio Acdão , Reg lb 1 cp 22 vs 20 O Senhor Bendito disse quem ira enganar a Acabh
[63]
eis aqui Snr o castigo dos idoletras que he o preseverarem ainda em suas idoletrias e não abrirem os olhos pa o considerarem,
[64]
e taes vem a ser os q não estão sendo Israelitas debaixo de observantia da lei divina,
[65]
e como choraremos nossos pasados sepultados na idolatria, poes não choramos a nos mesmos sahidos della,
[66]
consideremos nosso fim e conta estreita que emos de ir dar, e com isso não continuaremos com tropecos nem cahiremos em barrancos tão perigozos como são os d alma.
[67]
A Lei snr he a verdra felicidade o maes certo e riquo thesouro, a maes segura e fir-me esperanca, a maes excelente docura d alma como diz David psalmo 19
[68]
Snr do mundo atendendo ao infinito de suas mizericordias e piedades nos deixe conheser esta verde e alcansar esta graça pa que deixados os respectos humanos que são enganadores, torpes vãos e momentaneos sigamos os divinos.
[69]
eis aqui Snr por maior o q me responderão vocalmte convencendome tam claramte na reposta que dei em sima que dei em abono de VM,
[70]
e pa eu me valer melhor desta doutrina aa pus por escrito e por este ser pa mim o maior regalo d alma
[71]
e não uzara eu como proximo qdo o não repartira e comunicara com as pessoas a quem amo, como he a de VM a quem Deveis toda felicide
[72]
e pa mim sera sempre gde empregarme em seu serco Dandome VM novas suas de que farei toda a estimassam
[73]
Gde Deos a Vm como pode eta
[74]
Svo de VM Abraham Israel Frois

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