PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0106

1822. Carta de António José Cabral de Melo e Pinto, desembargador e corregedor, para o seu cunhado João Cardoso de Almeida, padre.

Autor(es)

António José Cabral de Melo e Pinto      

Destinatário(s)

João Cardoso de Almeida                        

Resumo

O autor relata ao cunhado certos acontecimentos, ocorridos no Terreiro do Paço, que causaram a morte da mulher.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Lxa 4a fra de Sinza de 1822

Hoje q recobro os sentidos mais alguma couza e q me deixam escrever algas poucas letras, apezar de considerar pouco todo o tempo pa dar graças ao Céo por me condenar a vida ahinda pa enparo de teos innoces sobros e de me dizerem q te escreverão. julgo do meu dever aprezentar-te hua ligra idea do tragico acontecimto q sofri, e tua infeliz Irma na prezenca de seos fos no meio de sentinellas ao lado de hua goarda principal e no terro do Paco ahonde paceavam mais de 100 pessoas pelas 7 horas da noute do memoravel dia 15 do Corre Em suma, porq eu nem posso mais dipois de me tirarem o dinro em prata q levava, hua volsa com ouro, hum Relogio de reptom com sinetes, e grilhons levei 3 punhalladas e tua Irmãa 2, sendo cauza os gritos q ella deu qdo vio lancar-lhe a mam ao pescoco pa Retirar os aljofres que levava. Eu fiquei sem sentidos, nam senti q me fericem sendo tudo feito momentaneamte sem estrepito e como pessoas limpas q estavam conversando. Eu estou de cama porq hua ferida no braco esquerdo q me livrou o Coram he grave e hontem soube da morte disgrasada de ma infeliz consorte pois q os meos amos nunca mais me deixaram chegar a ella nem a vella. Todos os nossos patricios absolutamte fallando incluindo mmo o Barom de Mollellos, e Pais de Mangde Anadias etc me tem feito, e fizeram logo os mais devedos devedos obsequeos. Nem fallo nos do Serpa e Sa q jámais me esqueceram mas de q me servem disgrasado de mim!! q fatalide ou q providencia!! ouco q te escreveram logo por Sta Comba dão; e no mmo dia 15 de tarde nos tinhamos escripto antes de sahir pa difres ptes supoem-te por hum momento nas mas tristes circonstas e nada mais te digo nem tenho forcas pa isso.

Teu Mano leal amo A J Cabral

Recomendame a S Exa O cro q levava os piquenos pela mam, qdo quis acuidir, e outros no mmo momto foram embaraçados e detidos por dous indeviduos difres dos agressores, donde se conclue q tudo foi estudado e premeditado. Nos tinhamos estado naquelle dia e na Estallage dos Camillos com tencom de mudarmos pa aqui (caza do Serpa) no dia segte dipois de arranjados os piquenos no Collo e comprado tudo


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases