PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR4627

1764. Carta de Filipe de Santiago Xavier, coadjutor, para José Teixeira de Morais, oficial de alfaiate.

ResumenO autor informa o valor que o destinatário deve pagar pelos banhos matrimoniais e dá indicações de como entregar a quantia requerida.
Autor(es) Filipe de Santiago Xavier
Destinatario(s) José Teixeira de Morais            
Desde Brasil, Piauí, Parnaíba
Para [Brasil, Piauí, Parnaíba]
Contexto

Em 1764, Ana Maria da Anunciação, moça de 23 anos, filha do já defunto João Pinto Rodrigues e de Isidora Camila da Luz, viu-se obrigada a requerer a intervenção do juízo eclesiástico de São Paulo (de onde era natural). Os autos de justificação a que temos acesso, datados de 20 de novembro de 1764, surgiram na sequência dos legítimos esponsais a que se comprometera o seu pretendente, José Teixeira de Morais, mas que entretanto "repugna casar-se com a suplicante e dar cumprimento aos esponsais contraídos, sem suficiente e jurídico motivo".

Como a justificante procurou demonstrar, José Teixeira chegou a ajustar "casamento com sua mãe e irmão [de Ana] com grande contentamento e beneplácito da suplicante".

A carta apresentada em juízo constituiu evidência documental do andamento das diligências com vista à celebração do matrimónio entre ambos, além de ser demonstrativa do conhecimento de José Teixeira face ao que era necessário concretizar, pelas informações que lhe foram encaminhadas pelo coadjutor de Parnaíba. Com efeito, aqui se faz uma menção clara aos editais chegados àquela paróquia, os quais iriam anunciar o noivado daquele nubente e, consequentemente, confirmar se efectiavamente não havia impedimento à sua concretização.

Soporte uma folha escrita no rosto.
Archivo Arquivo da Cúria Metropolitana
Repository Esponsais
Fondo São Paulo
Referencia archivística PGA-102
Folios 3r
Socio-Historical Keywords Ana Leitão
Transcripción Ana Leitão
Revisión principal Raïssa Gillier
Contextualización Ana Leitão
Normalización Raïssa Gillier
Fecha de transcipción2016

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Snr José Teixra de Moraes

Rce a sua carta, estimo que passe bem. Fico entregue dos banhos para serem publicados; ham de importar dous cru-zados, q pode Vmc entregar a meu Primo o Pe Anto Pedrozo xer; que assiste em huma cazinha junto às cazas do Pe Franco de Sales, q foi Me de Ceremonias e da outra banda morou o Castor defronte a janella de Palacio do defto snr Bispo, e basta q vmc lhe , dizendo que he para mim.

Pa tudo o q de seu agrado for existe a minha obda sempre prompta, e offerecida, dezejando q lhe seja continuada saude perfeita, e igual ao seu appetecimto Deus gde a sua benigna pessoa pr ms ans Parna 3 de 9bro de 1764

De Vmce mto certo, e amte venor Felippe de S Tiago Xer

Leyenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase