PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

1541. Carta escrita por Jorge Velho em nome de Dom Henrique, Cardeal-Infante, para Damião de Góis, fidalgo da Casa Real.

Autor(es)

Dom Henrique      

Destinatário(s)

Damião de Góis                        

Resumo

O autor explica por que mandou suspender a venda do livro do destinatário, reitera algumas críticas, mas demonstra profunda confiança nele.
68r < Page 68v

e como na sua propria teRa era avido por ereje. e se isto bem soubereis sei çerto que nam dereis tanto credito a suas palavras, e vemdo fora desta teRa os louvores que lhe daẽs, e os queixumes que elle na sua naRaçam fãz de o tratarem qua mal nam sei que honRa nisso ganharaa este Reino. asi que por estas causas e nam por outra nenhuã, nem mor a sospeita que possa ter de tam bõo homem como vos soẽs mandei que por agora se nam vendesse aquella parte seomente que dise da vossa obra na ql cousa se nam prejudica nada a vossa honRa. as quais Razões eu confio que vos avereis por boãs. e vos agardeçerei muito o crerdes asi e que vos tenho agora naquella conta que sempre vos tive, e nam dardes credito a outra nenhuã enformaçam. e que hei de folgar muito de fazer por vos e vossas cousas quanto em mim for. e vos agardeço muito as novas que me mamdastes d alemanha. e vos encomendo que asi o façaẽs sempre e tambem mas mamdai de vos. escrita em lixboa xiii de dezembro Jorge velho secretario ha fẽz de 1541

Iffte d emriqe pa damiam de goẽs



Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases