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Maarten Janssen, 2014-

PSCR0331

[1630-1639]. Cópia de carta de Luís de Melo, advogado da Relação e da Casa da Suplicação de Lisboa, para Álvaro Pires Pacheco, padre.

Author(s)

Luís de Melo      

Addressee(s)

Álvaro Pires Pacheco                        

Summary

O autor descreve o que passou quando esteve preso pela Inquisição, lamentando que se dê crédito a confissões voluntárias e pedindo ajuda para se livrar de penitências em Portugal.
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Não respondi no passado a huma carta q me derão de V P porq suppunha q como me tinha faltado no correio presedente, ficaria satisfazendo às propostas que na de simão soares Peres se me fazião, Peremya q V P se não da por satisfeito, e manifesta receos tão apertados nesta sua convem que torne a qualificar o em q sempre convim ainda q obre pouco ou nada, porque aonde o temos assertou de deitar raizes converteo em ha-bito a prezumsão e assi sera mto difficultiozo desfazelo.

em Primro Lugar estimo q V P goze saude q nosso sor lhe augmente com toda a felicidade spiritual p q em seu zelo e nos mais religiozos desse santo convento tenha esta na-são tão opprimida o alivio q tão jniustamte lhe nega a fortuna (porq ainda q conheco q nem tudo he são contudo he ynfalivel que a maior parte della nestes reinos procede no enterior como no spirito; por q conveniensia he q facilmte obriga a quqlquer animo xpão q crea, q agora aonde a fee catholica tem feito vivas demonstrasois de sua verdade, estejão imoveis em seus pre-ceitos mais q aquelles q os segirão e amarão quando a doutrina christã comesou a publicarsse) foi esta resolução tão verdadra e asentada sempre em ma alma, q a ignoransia e preversso e affecto com q indifferentemte presumia mal de todos, me fes per provedensia incomprehensivel alusinar naquillo em q de antes me paresia empusivel, ainda q contra mi se conjurassem todos os rigores, mas assi como cpo sor nosso mostrou às confiancas do Principe da igreja, q erão futeis faltandolhe seus auxilios, assi tambem manifestou em meu exemplo q não bastava ter zelo fervoroso se não fosse acom-panhado com charidade; a falta della, e os baxos em q meus peccados me fiserão cahir, chorei, choro, e chorarei perpetuamte; porq tenho asumto mui piadoso, mui liberal em perdoar em cujas chagas faco todo o meu fundamto e lhe peco e pedirei sem-pre concorra em ma alma de manra q todos os males do mundo jamais me possão fazer bacilar hum so momto em sua fee e conforme a esta verdade mo outorge ou negue, e se outra couza me fiqua no corasão elle com sua omnipotensia me condene com maior aturidade do q meresem todos os peccado-res.

Com esta supposisão torno a dizer a V P q a mi me prenderão pello s officio quando estava tão inocente em dividas que lhe devesse como se pode alcansar do referido, e em 18 mezes q agonizei nas maiores ansias q jamais teve corpo naque-les trabalhos discursei donde me poderião nascer, pa que fazendo a humanidade seu effeito pudesse evadir a morte q tanto temia no estado em q me via, persuadindome q acharia mais favoravel a Ds culpado q aos homeis inocente, e em resolusão fis confissão daquillo q mais abominei nesta vida q quanto se pode conciderar nas primras daria entre pessoas ausentes, e q tinhão saido couza de 30 pecoas sem offender a viva criatura mas como estava tão ignorante na cauza de mas des-venturas como tudo hoje o estou (e Ds me he boa testta desta verdade) não pude contestar com as testtas) fis segunda confissão, da mesma laia culpando mortos e saidos a quem tambem não po-dia prejudicar, e pondo a boca em 4 pecoas q la estavão dentro, ao tempo de ma entrada persuadido q dellas me podião vir as desgracas mas nem ellas tinhão sido, nem lhes empecoo meu testimunho porq sairão como eu por mta carga q tinhão não chegei ao vivo, ate q vierão com lebello de deminuisão contra my, e na publicasão q me fizerão pedi tempo e lugar, e então soube q de 3 testtas q tive forão duas de Coimbra huã de 23 annos, e outra de 22 e ambas me culparão em ajuntamto de outras pecoas, (esteja Ds comigo e com ellas no mais apertado e rigurozo juiso de todos os viventes pa me perdoar a mi ou condenar, ou a ellas lhe dar a satisfacão de seus aleives) a tersra foi dessa cidade, esta alcansei por infalivel couza q foi hum cão inimigo q veio donde seus Pais estão aportatando a fee catholica, e acuzandosce no tribunal (q na ma opinião tão fingidamte como suas obras mostrão,) me culpou a mi, stomagado de ca lhe aver dito que dicesse so a verdade porq aquelles senhores somte essa querião; e foi tão desalmado q me culpou dizendo q naquelle mesmo tempo em q era notorio a todo o mundo q elle se hia accusar por cão perro judeo, eu me declarara com elle por tal, perem como eu estava tão inocente ainda q contestei com elle no delito q me imputei defferi no tem-po e fazendo discursso nos de Coimbra dei todas as pecoas q tinhão de la saido sem ate hai poder saber quem são pello divino misterio de Ds nosso sor e pellos santos evangelhos; emfim levarãome ao tormto, hum dia q me tinha banhado em sangue com deciplina, e estando quazi etico, nelle dei a meu Pai ecimas e mais parentes prezentes e auzentes, e não sei se poria mais a boca en alguem porq pello mesmo juramto que q nehua Lembranca me ficou daquelle acto por ser tal e tão medonho e rigurozo que priva a huma pessoa de seus sentidos: mas na q asento he q nehuã pecoa de negosio tenha sossobra de mi porq a nehuã offendi, sendo assi q computada a gente q refiro em q pus a boca foi muita

Duas irmãs mas q estiverão la somte mes e meio tenho por sem duvida q porião a boca em outras pecoas mas eu assi veja meu Pai com estes tristes olhos q dellas não tenho sabido couza alguma. e assim, digo V P que quem presumir de mi alguma couza me pon-ha as contraditas a mi e a ellas q lhe pareser ser q tudo o q ha tenho aqui relatado, e se in spesie me alembrara alguem o dicera.

quanto a dizerme V P q la ha rol, e q eu dicera mtas couzas a amigos e q dera liberdade pa se dizerem he falso, e mintirozo, e não pode aver tal no mundo porq o q ouve foi dizer por maior e geralmte que dera muitas pecoas e isto eu mesmo o digo aqui, mas q as specificara nem ha tal nem he prezumivel, porq eu temo e venero aquelles senhores, e eu so em suas auzensias nasi pa acreditar a pureza, a verdade e a santidade daquelle santo tribunal quada hum se fas assi o mal, porq aquelles senhores julgão pella verdade dos autos E procedem com extremos de mizericordia, E bigninidade, se bem he verdade q como Ds nosso sr lhes deu tanto talento, e o arbitrio de menistros tão doutos e graves e illustres, he tão largo pa regular o credito dos testimunhos pudera prevaleser mais a evidencia das obras q mtos mostrarão sempre tão encontradas ao q se lhe imputa e pudera ser maior huã enformasão q primra se tirasse não de todos mas de algums e vio estado e predicamto o pede, do q a assersão e tistimunhos daquelles q por cauza do lugar do tempo, e das ansias en q agonizão he creivel que por se livrarem delle farão o q a enponensia tem mostrado, e nestas mate-rias a prizão somte chega a ser a maior pte do descredito, e os Doutores asentão q a não pode aver nestes crimes senão com quasi a mesma prova q he neccessaria pa convenser. e huã das couzas q me confunde o enten-dimto e q tendo lido tanto nos direitos como aquelle q se tem cansado nelles mais, he que a maior pte daquelles penitensiados vai confescar vuluntariamte e nas confisois q fazem mostrão com evidensia q não podião ser judeos, e q o fazem timore carceris aut tormenti foneri e por se verem fora de traba-lhos; Porq, sendo perguntados em q Ds crião dizem q em Moizes; e q orasois rezavão dizem q todas as da igreja catholica singularizandoas, e assi digo eu se elles forão verdadramte judeos assi como confessão spontaneamte q o forão tambem avião mostrar nas confissois q erão judaicas, mas dizerem nellas couzas tão encontradas com o judaismo e q claramte denotão q nem o professarão nem sabem q couza he arguem pernascesse q são seus testimunhos quasi todos falsos; e daqui nasce como eu vi em mtos q hums ensinão aos outros o q an de dizer e eu estive com q dava duas caminzas a outro por lho ensinar e isto pa se verem fora daquelles trabalhos. e assi o arbitrio de menistros tão doutos ade regular estas confissois pello q nosso sor manda e o sto ensina e emquanto as couzas se não moderarem por esta via tudo acabara sem remedio, seja boa testta a experiensia, pois fazendosse computo de couza de 22 ou 23 cidades E Villas desse Reino donde ouve prizois não ficou huã so pecoa delles, e paresse q pa gloria de nosso sor avia de aver algua familia catolica e q não seria tudo podre, mas como a destruissão de tudo tem seu fundamto nas ponderasois q digo sera impossivel por forca humana darselhe remedio salvo for, não se dar credito algum senão aquellas confissois q en reiventese forem todas judaicas porq estas não se podem proferir senão donde ouve ter conhesimto do q se confessa e ainda ade ser separandosse cada pecoa em seu carsere, não se aceitando os primros 3 ou 4 mezes confissão algua porq nos prencipios ordinariamte esta a destruisão das pecoas. eu digo isto com zelo xpão e porq o sor inquisidor geral e mais senhores so querem q se descubrão verdades pa reconsiliar peccadores e pa q os inocentes não peresão mas sempre tudo o q aquella s menza ordena he o santo o puro e o verdadro. Sabe nosso sor a ansia com q vejo neste lugar e quanto dezejo tornarme pa elle porq avalio mais qualquer acsão catholica dos Portugeses q todas quantas ha nos castelhanos, aonde tudo he futil e aerio; se V P com seguransa me puder aver remedio na penitensia, e q me não vira mal dos aleives q la se contão de mi estimarei me anime a tornar a essa cidade porqto quem agorou sabe a differensa q tem das mais com isto espero a resposta desta e q V P me acupe em tudo o q ouver de seu servico gde Ds a V P


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