PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS1103

1719. Carta de Giraldo Nobre Ferreira, estudante de Teologia, para destinatário desconhecido.

ResumoO autor diz ao destinatário que vai servir o diabo e que este vai surgir como uma figura de negro até à hora do jantar
Autor(es) Giraldo Nobre Ferreira
Destinatário(s) Anónimo335            
De S.l.
Para S.l.
Contexto

Processo relativo a Giraldo Nobre Ferreira, estudante de Teologia, solteiro, filho de Domingos Francisco Ferreira, mercador. Giraldo Nobre Ferreira era natural de Caminha e aí residia, tendo sido preso no dia 02 de Junho de 1720 sob acusação de feitiçaria. Terá escrito um bilhete que foi parar às mãos de Manuel Lobo que o entregou a Tomás Francisco, padre da Congregação de Braga, o qual diligenciou para que o estudante viesse a ser acusado. O réu confessou que escrevera o bilhete, mas em mais nenhuma ocasião invocara o diabo. Referiu que na ocasião em que o escreveu, estava com «ânimo de fazer o que [o diabo] lhe pedisse, exeto o dar-lhe a alma». O réu confessou também que o «ânimo» de escrever surgiu porque queria chegar a uma mulher sem o conseguir. Foi condenado ao degredo por cinco anos para Castro Marim.

Suporte meia folha de papel dobrada escrita no rosto
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra
Cota arquivística Processo 8018
Fólios [22r]
Transcrição Ana Guilherme
Revisão principal Catarina Carvalheiro
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2009

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Por este por mim feito e asignado digo eu Giral-do Nobre Ferra q he Verdade q eu darei o q me pedir o Diabo q me quizer servir mas com Comdissem q hoje ha de estar com meu poder pronto pera me servir com q eu quizer, e hir bus-car o q eu lhe pedir e ha de andar em figura de Negro por toda a partte e isto ha de ser emthe o gantar qdo elle ha de vir.

26 de Junho de 1719 Giraldo Nobre Ferra

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases