PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS7162

1829. Carta de João Geraldes de Matos, prior, para Dona Gertrudes Caetana da Cunha Fialho.

ResumoO autor pede que a destinatária e o marido não o persigam mais.
Autor(es) João Geraldes de Matos
Destinatário(s) Gertrudes Caetana da Cunha Fialho            
De Portugal, Torres Vedras
Para Portugal, Lisboa
Contexto

As rés deste processo eram Maria Isabel Barreto de Pina e Gertrudes Magna, acusadas de roubo na casa do Conselheiro José da Cunha Fialho, falecido. Quem apresentou queixa foi Gertrudes Caetana Fialho, irmã do falecido e mulher de João Paulo Fabre. Por não haver prova, as rés foram absolvidas, mas a queixosa interpôs embargo, e, em seguida, apresentaram as rés embargo à autora. A defesa alegou que as cartas usadas como prova incriminatória de nada valiam porque muitas nem sequer tinham selo. Algumas teriam sido "encomendadas" a conhecidos da queixosa e outras teriam sido forjadas pela própria Gertrudes Fialho. O processo contém uma procuração impressa e um abaixo-assinado dos moradores de Torres Vedras em defesa das rés.

Suporte uma folha de papel dobrada escrita nas duas primeiras faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra M, Maço 19, Número 4, Caixa 39, Caderno 1
Fólios 354r-355v
Transcrição Ana Rita Guilherme
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização Ana Rita Guilherme
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Á Illma Snra D Gertrudes Cae tana da Cunha Fialho, mto ma Sra Ds gde ms as Condecorada com a Medalha d'Ouro da Real Effigie d'El Rei N Senhor. Rua de S Joze No 81 ‒ Lisboa TORRES VEDRAS Illma Senhora Torres Vedras 16 de 7bro de 1829.

Recebi a de VSa de 12 do Corrente, q prezo, e esti-mo; e tendo de responder ao seo Contheudo, devo affirmar a VSa, que qdo fui notificado pa de-por o Escrivão não tinha em seo poder a Licença de S Emcia Como verá nos Autos, nem comtava que havia; e se o Seo Procurador a tem nunca ma mostrou , e foge de mim, e me alnda desacreditando por toda a parte injustamte, como pouco aconteceue nas Festas de N Sra da Naza-reth em S Pedro da Cadeira, huma Legoa em distancia desta Villa - Infeliz Prior!!! V Sas tem mto boas testemunhas de ouvir dizer, e milhor o explicão as Cartas de Rodrigo Antonio de Faria, q V Sas ja mandarão juntar aos Autos. As minhas Cartas Illma Senhora Este Padre não é dos peores prque tem vergo-nha de q appareção em juizo os seus embus-tes Senhora nada Comprovão, e V Sas as man-dão juntar aos Autos he pa me enche-rem de oprobrio , de Vergonha, Confuzão e tormento; e se tal vir praticar; to-marei a deliberação de não ter rela-çoens com Pessoa alguma neste Mundo. O que peço a V Sas he que me não cauzem maiores disgostos, do que os q padeço, e que me não perssigão. Recebo de bom grado as Recomenda-çoens da Illma Snra D Henriqueta, e do Illmo Snr João Paulo, e igualmente retribuo, e me offereço para

Seo Criado humilde e mto Vor João Geraldes de Mattos.

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases