PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2028

1765. Carta de José de Almeida Furtado, padre, para João Rodrigues dos Santos, abade.

ResumoO padre José de Almeida Furtado escreve ao abade João Rodrigues dos Santos, dando-lhe conta de que José Pais já sabe das informações que este andou a recolher sem licença do Santo Ofício, dizendo-lhe ainda que é preciso que tenham cautela.
Autor(es) José de Almeida Furtado
Destinatário(s) João Rodrigues dos Santos            
De Portugal, Viseu
Para S.l.
Contexto

Dentro do fundo do Tribunal do Santo Ofício existem as coleções de Cadernos do Promotor das inquisições de Lisboa, Évora e Coimbra. O seu âmbito é principalmente o da recolha de acusações de heresia. A partir de tais acusações, o promotor do Santo Ofício decidia proceder ou não a mais diligências, no sentido de mover processos a alguns dos acusados. Denúncias, confissões, cartas de comissários e familiares e instrução de processos são algumas das tipologias documentais que se podem encontrar nestes Cadernos. Quanto ao crime nefando e à solicitação, são culpas que não estão normalmente referidas nestes livros.

Suporte meia folha de papel dobrada escrita na primeira face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Coimbra, Cadernos do Promotor
Cota arquivística Livro 402
Fólios 158r
Transcrição Leonor Tavares
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2008

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Rdmo S Abbe Joam Roz dos Stos

A sua boa saude saberei Estimmar como o devo, e a ma, ainda, q molesta á sua obediencia, a offereço. Remeto a vmce a Informaçam, q da sua pte me disse Franco d Almda, q tirasse, e he precizo, q vmce a Remeta logo neste cor-reyo, q Como huma testa Revellou o segredo, me Consta, q o do Jeze Paẽs, déra Conta a outro Comissario, de q Eu tirava esta Informaçam sem Licença do Tribunal, fazendo a mim culpa, qdo Eu a tirei pello mandato de vmce, e Como isto he mto vidrozo, tambem he nra toda a Cautella, e mandeme dizer por escripto fi-chado se fica entregue da Informaçam, e mtas ocazioens em, q possa Servir á pessoa de vmce a qm Ds Gde ms ans

hoje 22 de Agosto de 1765. De vmce menor Creado. O Pe Joze d Almda Furtado

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases