PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2039

[1793]. Carta anónima enviada a um correspondente não identificado.

Autor(es)

Anónimo89      

Destinatário(s)

Anónimo90                        

Resumo

Carta a denunciar o que fizeram um soldado, um escudeiro e um outro rapaz nas festas de veneração a S. Brás no convento de S. Francisco. No segundo fólio, existe uma nota fazendo referência ao frade Manuel Baltazar, possivelmente o autor da carta.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Tudo o q ja relatei a VSa foi no dia 3 de Febro do prezte anno em huã solemnide q se costuma fazer no Convto de S Franco da Va, e Praça de Chaves, aonde concorre mto concurço de povo, a Venerar a Imagem de S Braz; os dos asima referidos fizerão tais dezordens q chegarão a benzer exorcizar a agua benta q esta na pia da Igra do do Convto, e sendo estranhado pelo povo, este deu pte ao Pe Prezidte do do Convto, e reprehendend os da tal açção q hera oposta a religião o descompozerão alta, e pederozamte, e não satisfeitos so disto Forão ao poço, q esta no forte de S Franco tão bem fizerão a ma siremonia q testemunhas forão do Segundo facto João, e Anna sua mer moradores junto do mo Poço, e do q sucedeo nesta Igra foi Patente a mta gente E juntamte a ma gente q na Igra estava se queixou q fizerão escarna de huã Imagem do Sto Anto, q esta em huã Capela do do Convto etc


Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases