PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2058

1750. Carta de Miguel de Ataíde Corte Real, religioso, para António Ribeiro de Abreu, mestre e inquisidor.

Autor(es)

Miguel de Ataíde Corte Real      

Destinatário(s)

António Ribeiro de Abreu                        

Resumo

O autor transmite ao destinatário as suas suspeitas sobre a relação do bispo do Algarve com um livro proibido em circulação.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Snr Inquizor Antonio Ribro de Abreu

Meu amo, e meu snr de todo o meu affecto, e veneraçam: gratifico a VS este grde bem das suas boas noticias, ainda q com ellas chegam neste corro algumas tam formidaveis, q aos q esti-mamos a Religiam Catholica obrigam á pena, de q tantos tem a culpa. Eu confesso a VS, q qdo contrapézo na balança da des-criçam os continuos, e interruptos trabalhos da minha perseguida caza com os destemperos publicos, q respeitam á , e Religiam, me parecem os proprios leves arestas; porq aos comuns avalio por grosseyras traves; principalmte qdo considero verem os eccle-ziasticos os facctores, e motores de tam perniciozos escandalos. E se se nam verificar o oportet hereses esse de S Paulo, pa q mais se exalte a , chorammos sem remedio a desgraça ulti-ma de hum Reyno, q ainda q fosse menos observante dos man-damtos, sempre foy o mais pontual na defensa do credo. Eu considero, q esse livrinho, ou cartilha do inferno, he natural desta cide, e q essa he a execuçam, q se promettia ao Muratori simulado; e assim o Autor, e o protector nam se destinguem mais q pa q possa entender o vulgo nam ser o mesmo compozitor pela destinçam da pessoa, a qm se dedica. Eu, nam com leves fundamtos, sempre estive no pensamto de q havia matra, em q se trabalhava sobre este ponto, pa q com estes servicos se fortificasse o valimto a fim de se perpetuar a peseguiçam deste Bispado, q cada vez continua com mais dezesperado furor. O meu Bispo tem nesta cide hũa grde, e particu-lar amize com huma caza de Hereges, q tem negocio grosso em Holanda, e correspondencias muy pontuais; e destes he Procurador o Promotor do mesmo Bispo, que la he conhecido no Santo officio pelo senhor Fernam Pires Mouram; pois sabe, q hum seu 3o Avo recebeu com hum Auto publico o habito de Sto André; e por isso necessariate dezinclinado ao Tribunal; e por esta via he q o livrinho foy a imprimir a Holanda; e se o Tri-bunal entrar nesta averiguaçam, talvez q ache verdro o meu discurço. E poderá ser, q olhando eu pa estas, e outras circuns-tancias, quizesse empregar o meu pouco prestimo na vizita dos mtos Navios, q aferram este porto. Mas tambem se-guro a VS, q os primros, q fazem conceito do q he o meu Bispos sam estes tais estrangros; e q elles eram os q diziam, qdo sahiu a Donata, que tambem, qdo entre elles preva-ricava algum dos seus Bispos, o depunham Mas a desgraça he, q o mesmo, q entendem os Hereges, se nam execute entre catholicos. Remetto a VS esse papel, q me chegou de Sevilla, e o compoz Damiam pa gratificar os excessivos agrados, q q deve áquella catholica naçam, qdo na sua he perseguido por alleives de hum Bo, de q ja hoje ninguem duvida. Dezejo empregar-me no serviço de VS, e peço a Ds ge a sua pessoa ms ans

Faro 13 de julho de 1750. De VSa O mais fiel amo e obrigado Criado Miguel de Attayde Corte Real

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases