PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Guardar XML

1541. Carta escrita por Jorge Velho em nome de Dom Henrique, Cardeal-Infante, para Damião de Góis, fidalgo da Casa Real.

ResumoO autor explica por que mandou suspender a venda do livro do destinatário, reitera algumas críticas, mas demonstra profunda confiança nele.
Autor(es) Dom Henrique
Destinatário(s) Damião de Góis            
De Portugal, Lisboa
Para Alemanha
Contexto

Damião de Góis, importante humanista do Renascimento português, não escapou à justiça e censura inquisitorial, chegando a ser-lhe movido um processo na Inquisição de Lisboa na década de 1570 por culpas de luteranismo. Sobre ele caíram diversas suspeitas que, em termos genéricos, diziam respeito à sua oposição a certos dogmas e preceitos impostos pela Igreja católica. Somavam-se ainda outras evidências observadas, como as interações mantidas com Lutero e Erasmo de Roterdão, além do posicionamento crítico patente na sua produção literária.

Com efeito, as presentes cartas, apensas ao seu processo, têm por foco o teor de uma obra que Damião de Góis se preparava para levar à impressão e cuja circulação viria a ser proibida: “Fides, Religio Moresque Æthiopum”. De salientar o modo como o inquisidor-geral justificou a sua apreensão, e, simultaneamente, procurou demover Damião de Góis dos seus intentos, muito embora tenha revelado apreço pela qualidade da sua obra e demonstrasse reconhecimento pelos serviços prestados à Coroa.

Bibliografia:

Rego, Raul. (2007). O Processo de Damião de Goes na Inquisição. Lisboa: Assírio e Alvim.

Marcocci, Giuseppe. (2011). A fundação da Inquisição em Portugal: um novo olhar. in Lusitania Sacra. 23 (Janeiro-Junho 2011), pp.17-40.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita nas duas primeiras faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Lisboa
Cota arquivística Processo 17170
Fólios 68r e v, 69v
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2317173
Transcrição Ana Leitão
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Clara Pinto
Data da transcrição2016

Selecionar o formato de download

Pure TEI P5 XML
TEITOK XML