Não respondi no passado a huma carta q me derão de V P porq
suppunha q como me tinha faltado no correio presedente, ficaria
satisfazendo às propostas que na de simão soares Peres se me
fazião, Peremya q V P se não da por satisfeito, e manifesta re
ceos tão apertados nesta sua convem que torne a qualificar
o em q sempre convim ainda q obre pouco ou nada, porque
aonde o temos assertou de deitar raizes converteo em ha-
bito a prezumsão e assi sera mto difficultiozo desfazelo.
em Primro Lugar estimo q V P goze saude q nosso sor lhe
augmente com toda a felicidade spiritual p q em seu zelo
e nos mais religiozos desse santo convento tenha esta na-
são tão opprimida o alivio q tão jniustamte lhe nega
a fortuna (porq ainda q conheco q nem tudo he são con
tudo he ynfalivel que a maior parte della nestes reinos
procede no enterior como no spirito; por q conveniensia
he q facilmte obriga a quqlquer animo xpão q crea, q
agora aonde a fee catholica tem feito vivas demons
trasois de sua verdade, estejão imoveis em seus pre-
ceitos mais q aquelles q os segirão e amarão quan
do a doutrina christã comesou a publicarsse) foi
esta resolução tão verdadra e asentada sempre
em ma alma, q a ignoransia e preversso e affecto com
q indifferentemte presumia mal de todos, me
fes per provedensia incomprehensivel alusinar
naquillo em q de antes me paresia empusivel, ain
da q contra mi se conjurassem todos os rigores,
mas assi como cpo sor nosso mostrou às con
fiancas do Principe da igreja, q erão fut
eis
faltandolhe seus auxilios, assi tambem manifestou em meu
exemplo q não bastava ter zelo fervoroso se não fosse acom-
panhado com charidade; a falta della, e os baxos em q meus pe
ccados me fiserão cahir, chorei, choro, e chorarei perpetuamte; porq
tenho asumto mui piadoso, mui liberal em perdoar em
cujas chagas faco todo o meu fundamto e lhe peco e pedirei sem-
pre concorra em ma alma de manra q todos os males do mundo
jamais me possão fazer bacilar hum so momto em sua fee
e conforme a esta verdade mo outorge ou negue, e se outra
couza me fiqua no corasão elle com sua omnipotensia me
condene com maior aturidade do q meresem todos os peccado-
res.
Com esta supposisão torno a dizer a V P q a mi me prenderão
pello s officio quando estava tão inocente em dividas que
lhe devesse como se pode alcansar do referido, e em 18 mezes
q agonizei nas maiores ansias q jamais teve corpo naque-
les trabalhos discursei donde me poderião nascer, pa
que fazendo a humanidade seu effeito pudesse evadir
a morte q tanto temia no estado em q me via, persuadindome
q acharia mais favoravel a Ds culpado q aos homeis
inocente, e em resolusão fis confissão daquillo q mais
abominei nesta vida q quanto se pode conciderar nas
primras daria entre pessoas ausentes, e q tinhão saido
couza de 30 pecoas sem offender a viva criatura
mas como estava tão ignorante na cauza de mas des-
venturas como tudo hoje o estou (e Ds me he
boa testta desta verdade) não pude contestar com
as testtas) fis segunda confissão, da mesma laia
culpando mortos e saidos a quem tambem não po-
dia prejudicar, e pondo a boca em 4 pecoas
q la estavão dentro, ao tempo de ma entrada
persuadido q dellas me podião vir as desgracas
mas nem ellas tinhão sido, nem lhes empecoo
meu testimunho porq sairão como eu por
mta carga q tinhão não chegei ao vivo, ate q vierão
com lebello de deminuisão contra my, e na publicasão q
me fizerão pedi tempo e lugar, e então soube q de 3 testtas q
tive forão duas de Coimbra huã de 23 annos, e
outra de 22 e ambas me culparão em ajuntamto de
outras pecoas, (esteja Ds comigo e com ellas no mais
apertado e rigurozo juiso de todos os viventes pa
me perdoar a mi ou condenar, ou a ellas lhe dar
a satisfacão de seus aleives) a tersra foi dessa cidade,
esta alcansei por infalivel couza q foi hum cão
inimigo q veio donde seus Pais estão aportatando
a fee catholica, e acuzandosce no tribunal
(q na ma opinião tão fingidamte como suas obras
mostrão,) me culpou a mi, stomagado de ca
lhe aver dito que dicesse so a verdade porq
aquelles senhores somte essa querião; e foi tão
desalmado q me culpou dizendo q naquelle mesmo
tempo em q era notorio a todo o mundo q
elle se hia accusar por cão perro judeo, eu
me declarara com elle por tal, perem como
eu estava tão inocente ainda q contestei com
elle no delito q me imputei defferi no tem-
po e fazendo discursso nos de Coimbra
dei todas as pecoas q tinhão de la saido
sem ate hai poder saber quem são pello
divino misterio de Ds nosso sor e pellos san
tos evangelhos; emfim levarãome ao
tormto, hum dia q me tinha banhado em
sangue com deciplina, e estando quazi
etico, nelle dei a meu Pai ecimas e mais
parentes prezentes e auzentes, e não sei
se poria mais a boca en alguem
porq pello mesmo juramto que
q nehua Lembranca me ficou daquelle acto por ser
tal e tão medonho e rigurozo que priva a huma
pessoa de seus sentidos: mas na q asento he q
nehuã pecoa de negosio tenha sossobra de mi
porq a nehuã offendi, sendo assi q computada
a gente q refiro em q pus a boca foi muita
Duas irmãs mas q estiverão la somte mes e meio
tenho por sem duvida q porião a boca em outras pecoas
mas eu assi veja meu Pai com estes tristes olhos q
dellas não tenho sabido couza alguma. e assim, digo V P
que quem presumir de mi alguma couza me pon-
ha as contraditas a mi e a ellas q lhe pareser ser
q tudo o q ha tenho aqui relatado, e se in spesie
me alembrara alguem o dicera.
quanto a dizerme V P q la ha hũ rol, e q eu
dicera mtas couzas a amigos e q dera liberdade
pa se dizerem he falso, e mintirozo, e não pode aver
tal no mundo porq o q ouve foi dizer por
maior e geralmte que dera muitas pecoas e
isto eu mesmo o digo aqui, mas q as speci
ficara nem ha tal nem he prezumivel, porq
eu temo e venero aquelles senhores, e eu so em
suas auzensias nasi pa acreditar a pureza, a ver
dade e a santidade daquelle santo tribunal
quada hum se fas assi o mal, porq aquelles sen
hores julgão pella verdade dos autos E
procedem com extremos de mizericordia, E
bigninidade, se bem he verdade q como Ds
nosso sr lhes deu tanto talento, e o arbitrio
de menistros tão doutos e graves e illustres, he
tão largo pa regular o credito dos testi
munhos
pudera prevaleser mais a evidencia das obras q
mtos mostrarão sempre tão encontradas ao q se lhe
imputa e pudera ser maior huã enformasão q
primra se tirasse não de todos mas de algums
e vio estado e predicamto o pede, do q a asser
são e tistimunhos daquelles q por cauza do
lugar do tempo, e das ansias en q agonizão
he creivel que por se livrarem delle farão
o q a enponensia tem mostrado, e nestas mate-
rias a prizão somte chega a ser a maior pte
do descredito, e os Doutores asentão q a não
pode aver nestes crimes senão com quasi a
mesma prova q he neccessaria pa conven
ser. e huã das couzas q me confunde o enten-
dimto e q tendo lido tanto nos direitos como
aquelle q se tem cansado nelles mais, he que
a maior pte daquelles penitensiados vai con
fescar vuluntariamte e nas confisois q fazem
mostrão com evidensia q não podião ser
judeos, e q o fazem timore carceris aut tor
menti foneri e por se verem fora de traba-
lhos; Porq, sendo perguntados em
q Ds crião dizem q em Moizes; e q ora
sois rezavão dizem q todas as da igreja
catholica singularizandoas, e assi digo
eu se elles forão verdadramte judeos
assi como confessão spontaneamte q
o forão tambem avião mostrar nas
confissois q erão judaicas, mas di
zerem nellas couzas tão encontradas
com o judaismo e q claramte denotão q nem o pro
fessarão nem sabem q couza he arguem per
nascesse q são seus testimunhos quasi todos
falsos; e daqui nasce como eu vi em mtos
q hums ensinão aos outros o q an de dizer
e eu estive com hũ q dava duas caminzas
a outro por lho ensinar e isto pa se verem
fora daquelles trabalhos. e assi o arbitrio
de menistros tão doutos ade regular estas
confissois pello q nosso sor manda e o sto ensina
e emquanto as couzas se não moderarem
por esta via tudo acabara sem remedio,
seja boa testta a experiensia, pois fazendosse
computo de couza de 22 ou 23 cidades E
Villas desse Reino donde ouve prizois
não ficou huã so pecoa delles, e paresse
q pa gloria de nosso sor avia de aver
algua familia catolica e q não seria
tudo podre, mas como a destruissão de tudo
tem seu fundamto nas ponderasois q
digo sera impossivel por forca humana
darselhe remedio salvo for, não se
dar credito algum senão aquellas confissois
q en reiventese forem todas judaicas por
q estas não se podem proferir senão
donde ouve ter conhesimto do q se confessa
e ainda ade ser separandosse cada pe
coa em seu carsere, não se aceitando
os primros 3 ou 4 mezes confissão algua
porq nos prencipios ordinariamte esta
a destruisão das pecoas. eu digo isto com
zelo xpão e porq o sor inquisidor geral
e mais senhores so querem q se descubrão verdades
pa reconsiliar peccadores e pa q os inocentes não
peresão mas sempre tudo o q aquella s
menza ordena he o santo o puro e o ver
dadro. Sabe nosso sor a ansia com q vejo
neste lugar e quanto dezejo tornarme
pa elle porq avalio mais qualquer acsão
catholica dos Portugeses q todas quantas
ha nos castelhanos, aonde tudo he futil
e aerio; se V P com seguransa me puder
aver remedio na penitensia, e q me não vira
mal dos aleives q la se contão de mi
estimarei me anime a tornar a essa cidade
porqto quem agorou sabe a differensa
q tem das mais com isto espero
a resposta desta e q V P me acupe
em tudo o q ouver de seu servico
gde Ds a V P