PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0088

[1824]. Carta de autor anónimo que usava o pseudónimo de Manuel José Fonseca, capitão de quadrilha, para Sebastião Rodrigues, fazendeiro.

ResumoSegunda carta de extorsão e ameaça ao fazendeiro Sebastião Francisco.
Autor(es) Anónimo586
Destinatário(s) Sebastião Rodrigues            
De Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Processo relativo a José Viola, que alegou que, ao passar em frente ao Limoeiro, um preso lhe tinha dado 6 vinténs para entregar uma carta a Sebastião Francisco, residente no Alto do Pina, em Lisboa, pedido esse que se repetiu várias vezes. A carta continha ameaças e constituía tentativa de extorsão àquele fazendeiro, pelo que José Viola foi preso.

Suporte meia folha de papel dobrada escrita nas duas primeiras faces e com sobrescrito na última.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra J, Maço 255, Número 36, Caixa 661, Caderno [1]
Fólios [4]r-v
Transcrição José Pedro Ferreira
Revisão principal Cristina Albino
Contextualização José Pedro Ferreira
Modernização Sandra Antunes
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

AO Snr Savastião Rodrigues Meu Amo Snr etc Asistente No alto do pina na quinta das aGias mãmo propria Lisboa Snr Savastião Rodrigues

Estimo Munto q tenha Vmce pasado de o outro dia q eu tamem me OfreCo para O Cuanto lhe for pristavle Snr Savastião Eu no dia 20 do Corente lhe mandei huma Carta por huma Mulher a fim de q Vmce me mandase 60 mil rs Vmce mandoume huma Reposta q eu tal não Esperava asim me pareÇe q huma Reposta Igual aquela he de qm tem pouCo amor a vida a ma temÇão, dos mais Camaradas hir a Logo hir a Sua Caza ComSeguir o q lhe mandei na outra Carta mas Logo no oCazião me foi preCizo hir o Cartaixo pa certos negoCios e agora mismo he q Chiguei e por iso ahi mando ese portador pa q Vmce ja Emmediatamte lhe emtregue o dito dnro pa elle me trazer e Coando Vmce não mande o dnro Ja pode Saver o q lhe ha de aÇoÇeder, da morte q ha de morer asim aqui FiColhe mai perto a espera da Riposta q Vmce me manda , da vossa FaÇa o q Fes o portador nada mais lhe digo somtes Repare em mi para a Carta q La tem

Sou Seu Amo Manoel Joze da FonÇeCa

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases