PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS0193

[1822]. Carta de José Joaquim, caixeiro, para Caetano Machado de Matos, escrivão.

ResumoJosé Joaquim pede ao escrivão do processo que dê as instruções necessárias à portadora da carta.
Autor(es) José Joaquim
Destinatário(s) Caetano Machado de Matos            
De Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Processo do réu José Joaquim, caixeiro, com 25 anos, morador em Évora. Foi apanhado pelos guardas da prisão com 50.000 réis, duas metades de senhas e duas cartas (que não são de ameaça) nas algibeiras. O processo tem 5 apensos, onde existem 22 cartas. O réu foi acusado de dois crimes: 1) roubo e agressão contra o judeu Abraham Savatim (em parceria com um outro réu: Jerónimo da Cruz) – e esta é a acusação que ocupa o corpo principal do processo; 2) extorsão por cartas falsas, enquanto prisioneiro da Cadeia da Cidade – acusação que ocupa os apensos. O roubo aconteceu a 24 de junho de 1821. Mostra-se pelo sumário do apenso 2 que, "tendo o mesmo Dr. Francisco de Paulo de Aguiar Otollini, juiz do Crime do Bairro do Limoeiro, recebido as portarias da Intendência af4, af.34, af.38, af.43, af.48, af.52, com várias cartas escritas por salteadores, ou ao menos por aqueles que se figuravam tais, pedindo dinheiro com ameaças de morte a várias pessoas, em cumprimento das ordens da Intendência o dito ministro mandara a José Gonçalves, homem de ganhar a grade do Limoeiro, e que aí perguntando por certo Morais, dando e recebendo certa senha, este Gonçalves falara com o réu José Joaquim, caixeiro, a quem entregara um embrulho e que sendo surpreendido neste ato pelos guardas da cadeia que para isso estavam prevenidos, fora por eles conduzido à presença do dito ministro, e sendo apalpado o réu, lhe fora achado o que consta do auto af.56".

A carta CARDS0193 foi encontrada na algibeira do colete do réu, fora escrita pelo próprio (ele próprio o diz ao ser questionado: ap.2.ª, fl.4v) e dirige-se ao escrivão Caetano Machado de Matos.

Suporte um quarto de folha de papel escrito no rosto do fólio e com o sobrescrito no verso do mesmo.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra J, Maço 113, Número 9, Caixa 308, Caderno [2]
Fólios 60r-v
Transcrição Cristina Albino
Revisão principal Cristina Albino
Contextualização Cristina Albino
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo Snr

Rogo a VaSa faça favor de dizer a Portadora a duvida de tirar as- thestemunhas pois Eu o q lhe peço q as queira aceitar qto antes Eu Não as tenho dado prq o Procura-dor dezapareçeu com o dro q pa hiso lhe mandei, em Cazo q seja Percizo hir a Portadora a Caza do meu Letrado fará favor de a emCaminhar o q deve fazer

Sou de VaSa C Joze Joaqm Caixeiro

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frasesSyntactic annotation