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Maarten Janssen, 2014-

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1786. Carta de Baltazar António Sinel de Cordes, senhor do morgado de Barcarena, para João António de Sequeira, capitão.

ResumoO autor envia notícias ao amigo sobre a remissão de certo requerimento ao corregedor da comarca, desculpando-se pelo atraso da sua resposta e agradecendo o envio de azeitonas.
Autor(es) Baltazar António Sinel de Cordes
Destinatário(s) João António de Sequeira            
De Portugal, Lisboa
Para S.l.
Contexto

Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes.

A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas.

Suporte meia folha de papel não dobrada escrita em ambas as faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa
Fundo Documentos Oferecidos
Cota arquivística maço 1
Fólios 115r-v
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220
Socio-Historical Keywords Catarina Magro
Transcrição Leonor Tavares
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Catarina Magro
Data da transcrição2016

Texto: -


[1]
Snr João Antonio de Siqueira
[2]
Meu Amigo e Snr da minha mayor veneração e respeito muitos são os motivos que prezentemente me conduzem á sua prezença e o primeiro e principal a saber da sua saude e a dar-lhe as boas festas que de-zejarei as tenha gostozas e felices em a gostoza compa-nhia de seu filho a quem faço as mesmas expreçoins e a quem Vmce da minha parte fará certo destes me-us protestos rendendo-lhe a minha Escravidão e fiel amizade
[3]
Agradeço a Vmce as excelentes e deleciozas azeitonas com que o seu primorozo animo me quiz fazer mimozo e o não tenho feito á mais tempo co-mo devera como tãobem em dar resposta a duas cartas que tenho recebido mas por ter andado mo-lesto e terem concorrido justos motivos que me tem embaraçado huns pello laberiozo das minhas occupaçoins e outros pertencentes ao arranjo da minha caza por me moverem huma deman-da muito ponderavel e que me tem merecido a mais seria reflecção
[4]
O seu requerimento remeto este correyo ao corregedor da Commarca porque detreminou a Meza que elle tornasse a informar fazendo juntar certidoins de exemplo do que se pratica em iguais Depozitarios providos pellas Cameras
[5]
e pode vmce ficar certo que eu cuidarei sempre em o servir como qm
[6]
De vmce Amo muito obrigado venerador e c Bar Anto Sinel de Cordes Lxa. a 26 de Dezembro de 1786

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