Simão Gomes d almeida
Ansterdam Veadar 13 5423
Marco 21 663
Posto que pr escripto não haja precurado estes tempos novas de Vm não falto a minha obrigacão em as saber
precurar das pessoas que dessa cidade vem, e mas dão da saude de Vm; relatando tambem cauzas que me dão
motivo para as aver de apontar a Vm; poes fora eu faltar as rezões tão obrigatorias como são as da lei
sangue e amizide quando a Vm lhas não propruzera cada huma dellas per si tão forçoza que se me não pode imputar
atrivimento; e por eu tambêm ter experimentado em VM hũ tão bom natural e prudensia ajuda a esta minha
confiança.
Disse que estando Vm fora do rigurozo e tirano jugo da inquisisão e sendo verdadeiro Israelita não observa publicamente
a lei sancta que O Senhor Do mundo (Louvado seja para todo sempre seu sancto nome) nos deu no monte
de Synai e que nossos ascendentes jurão e affirmarão observar asi em seu nome como de seus suscessores
grande e temeroza. Senhor he esta propozicão, a que respondi que do animo de VM conhesia eu corresponder sempre
as obrigacõs de verdadeiro hebreo, e que na mesma forma avião de corresponder sempre as obrigacõs deste nome, a que
me replicarão que não bastava só animo quando avia lei que se devia observar, lugar e tempo sem reçeio e en
confirmasão de tão magnifesta verdade me apontarão tantas razõs que fora querer eu alcansar o mar o querellas relatar
neste papel algumas comtudo apontarei para Vm mesmo julgar o quanto convenserão minha reposta que dis em abono de vm
He o pecado da idolatria tão atrox nefando e abominavel que aquelle que o comete he como
se negara toda a lei e ainda não cometendo em acto
exterior, mas vocalmente deve ser apedrejado, e faltando a prova he talhado pello senhor Bendito
logo aquelle que não a abominar que he observando a lei Sancta antes de a entender que he
de diferente religiam fiqua cometendo este tão grave pecado, e encorrẽdo na infalible penna delle
poes fiqua recebendo outro maes que nosso Senhor Bendito.
Bem clara he esta verdade que por tal a conhesseo ainda hum gentio convertido(
nahaman privado d el Rei de Aran o qual pede lhe perdoe O Senhor Bendito o pecado que cometesse
indo com seu Rei a caza do Idolo Rimon não se podendo excuzar Regis librum 2 capitulo 5 verssiculo
18 e maes não era com animo e vontade logo sendo em qualquer modo adoracão e
declaracão de boca se fiqua cometendo o grave e torpe pecado de idolatria
Sadra E Mesech e Eabed bem podiam escapar a vida com fazerem fingida
adoracão a estatua de nebucodenosor, mas não quizerão uzar de tam torpe meio poes fiquavam
incorrendo em tal crime não os livrando a tencão vontade e animo de não adorar de
coracão, o mesmo obrarão os sete Machabeos, Daniel, e o Pontifice Eleazer
Porque o precepto não tenhaes Deozes alheios diante mi exodo capitulo 20 verssiculo 3
lhe insinava que isto procede ou adoração seja de coracão ou não confirmado com o outro
com o outro preceito que nos insina não mireis aos idolos Levitico 19 verssiculo 4 de sorte que
com qualquer humilhasão se incorre neste pecado como nos insina tambem outro preceito exodo
capitulo 20 não te humilhes a elles, e ainda tirar o chapeo zombando como nos insina o grande
Hagam Isach Athias na declaração deste precepto.
E por este ser o fundamento principal da Lei Sancta he
emcomendado nella este precepto 44, De sorte que O Senhor Bendito a fonte da Piedade
manda que se não apiade do Idoletra, e este he o que em qualquer forma
ou modo der adoracão a Deozes e idolos outros em tanto que nem por zombaria
se pode nomear o nome da idolatria como temos per preceipto exodo capitulo 20 verssiculo
13 nome de outros deozes não nomeeis.
E em que forma esteja o que estiver incircuncezo se veda
recomendaçam deste divino preceito genesis capitulo 17 versiculo 14, e êmquanto se não tiver a
elle obedecido padeçe alma e corpo a maes triste e lamentavel tragedia que se pode
considerar e so como obediencia e execusam delle se recebe toda a prefeicão, e bem
se mostra esta infalivel verdade poes na encomendanca delle a Abraham, Nosso pae
lhe diz o Senhor Bendito se prefeito, e antes disso lho não avia dito tendoo
comunicado de antes tantas vezes - genesis capitulo 17 verssiculo 1o e 2o
E da dilacão na execusão deste preceito se ofende tanto a divina
Magestade que ao não circuncidar a molher de Mose com tanta pressa a seu filho executara
nelle o Anio a morte quando lhe sahio ao encontro exodo capitulo 4 verssiculo 25 esta o
incircuncozo inhabal de poder fazer paschoa exodo capitulo 12 verssiculo 49 porque se reputa o tal por
idolatra gentio e não por Israelita; e he tão divino este precepto que por elle se quebranta sabbat
por esta tão excelente insignia nos apartamos das maes gentes, e recebemos a prefeicão espiritual
por meio da qual nos asiste A divindade.
Eis aqui Senhor quam arrados andavamos os que asistiamos na Espanha
entendendo que o animo ou atenção nos livraria de tão torpes delictos e que nos
poderiamos salvar sem ter este Sancto firmamento e quanto maior ainda sera a cigeira
dos que ainda durarem nesta damnada e infernal opinião, poes a observantia da Lei
Divina como prefeita não recebe meios para que nesta ou naquella parte se
observe ou nesta naquella me livre, O Senhor Do mundo descubra nossos olhos
para que vejamos as maravilhas de sua Santa Lei e nos mostre seus caminhos para
andarmos na verdade della como pede Daniel ao mesmo Senhor no pselmo 119
Grave he o crime da ingratidão mas este o fiqua sendo ainda
muito maior quanto o he a pessoa contra quem se comete, não se livrara desta tão
inorme culpa quem livre do fogo, dos Caldeos se não mostrar agradecido ao
Senhor Do Mundo em observar sua Lei Sancta seguindo o exemplo de Abraham
nosso pae que livre deste fogo então logo na observancia do precepto da
circuncizão e do de sacrificar seu filho e em todos os maes preceptos que observou Genesis
capitulo 26 verssiculo 6 se mostrou a seu Criador tão agredecido quanto fiel e obediente.
He Senhor mizericordiosa e fatal infirmidade do juizo e fernezi
delle não conheser esta verdade maiormente a vista do exemplo que nossos sabios
trazem daquelle que lavandosse da imunditia fiquava ainda na mão com a
serpente e asi imundo sempre por maes agoas com que se lavasse, e asi por maes que cada hum queira
dizer he Israelita emquanto o não for como por Lei he obrigado, fiqua sendo somente
idolatra perversso, e gentio com dor intrinseca de meu coracão estou reppondo esta verdade
tam infalivel a vista do tempo tão mal logrado que pasei em aprender Leis, devendoo sómente
pasar no deprendimento e observantia da lei sancta, sem me valer desculpa alguma poes a não
ha, nem pode haver para se deixar o divino e se abracar o humano contra o preceito deutoronomio
capitulo 6 amaras a A tu Dio com todo teu coracão com toda tua alma e com todo teu
dever que he deixar honra, vida, fazenda pello Criador dos Ceos, e terra que he so o sumo e
verdadeiro bem.
E para maior confuzão minha mo provarão ainda com o cazo que se refere no livro 2o
regis capitulo 17 verssiculo 41 e 42 daquellas gentes que dezião temião al Dio bendito mas serviam
aos idolos o que lhe não valia antes fiquão pecando maes torpemente por ser pecado asinte feito e
não por erro eis aqui Senhor a nossa grande mizeria dos que tanto tempo asistimos no egito de
Portugal, ou para milhor dizer entre as idolatrias de tão diabolica babilonia, e ainda muito
maior e que não fiquara sem castigo dos que nela preseverarem.
Consideresse a inconstancia da vida, e que esta falta quando menos se imagina e que vem a ser
totalmente cegos os q por esta rezão os que diserem vollo ei ainda a fazer e faloei em breve
como se este tal fora senhor de sua vida e não O Senhor bendito que lha pode tirar quando for sua
divina vontade, e elle menos o imaginar. Bem servos e favorecidos erão do Senhor Bendito
Mose e Heron e maes não entrarão na terra Sancta e quem deria que nella não aviao de entrar
sendo as cabecas do Povo e seus governadores, quanto maes se podera dizer pellos que estiverem sendo
idoletras; que são os que não observarem a Lei sancta, para não merecerem alcansar quando quizerem
o bem de que voluntariamente se privam a si mesmos.
E que haja respeito humano que atropele o divino que por substentar fazenda ou
augmentada deuxe cada hum de fazer sua obrigacam na observancia da lei divina, persuadindosse
cega e torpemente que se o fizer lhe vira a faltar esta fazenda grande mizeria esta e digna
de todo o sentimento poes nesta forma a vm a negar totalmente a providencia Divina, o premio a
virtude, e o Castigo ao delicto, poes só a observantia da lei divina he a que tras comsigo
todos os bens esperituais e corporais assi o mel damos todos os Dias na semaa Deutoronomio
capitulo 6 versiculo 3, e o senhor bendito nos ha de abiliguar em a fome como diz david psalmo 33 e nunqua
ha de dezemparar seu povo nem deixar sua heredade como Diz o mesmo David psalmo 100
e devemos considerar que o homem não vive no pão senão principalmente na lei e palavra
do senhor Bendito deutoronomio capitulo 8 e eis aqui Senhor quam cego andei e ignorante o tempo
que pasei sem me vir meter debaixo do gremio da Divindade
se vemos que os maos florecem em bens he certo, ser para sua total ruina
como nos ensina David psalmo 92 ermolecem malos como herva; e dando a rezão
dez que he para serem destruidos hasta sempre, e este sempre se entende assi neste
mundo como no outro para alma.
Porque de outra sorte he andar sempre coxeando, porque se O Senhor Do mundo he
o Senhor verdadeiro como he seguillo e não tomar por elle abaal, queixa que o Profecta Elias deu
aos inpios do povo Regis librum precepto e capitulo 18 versiculo 21, e na verdade que destes devemos ser os
descendentes poes tanto seguimos suas pasadas O senhor Do mundo nos torne en contricam
para que choremos como David tão torpes pecados e offensas contra sua Santa Lei
cometidas, e ainda pede maes lagrimas de sangue este sentimento a vista do que obrrão algũs
gentios vindosse meter debaixo do verdadeiro estandarte e os que são Israelitas e a tal obrigados o
não fação ora senhor he o certo que no Valle de josepha se hão de ver muitos arrependidos sem isso lhe valer.
Affirmo a Vm que me meteo ainda muito por dentro o cazo que para este mesmo intento me trouxerão de
Amelech semuel capitulo 20 verssiculo 6 onde O Senhor do Mundo lhe diz que o guardou para que não ofendesse logo
avendo contra elle offensa de se não observar sua Lei Sancta, considere Vm se he
dezemparo de sua divina mão merecido castigo de tal pecado o mesmo se ve no cazo que por pecado
do Impio Acdão , Regis librum 1 capitulo 22 versiculo 20 O Senhor Bendito disse quem ira enganar a Acabh eis aqui
Senhor o castigo dos idoletras que he o preseverarem ainda em suas idoletrias e não abrirem os olhos
para o considerarem, e taes vem a ser os que não estão sendo Israelitas debaixo de observantia
da lei divina, e como choraremos nossos pasados sepultados na idolatria, poes não choramos
a nos mesmos sahidos della, consideremos nosso fim e conta estreita que emos de ir dar, e
com isso não continuaremos com tropecos nem cahiremos em barrancos tão perigozos como são
os d alma.
A Lei senhor he a verdadeira felicidade o maes certo e riquo thesouro, a maes segura e
firme esperanca, a maes excelente docura d alma como diz David psalmo 19
Senhor do mundo atendendo ao infinito de suas mizericordias e piedades
nos deixe conheser esta verdade e alcansar esta graça para que deixados os respectos humanos
que são enganadores, torpes vãos e momentaneos sigamos os divinos. eis aqui Senhor por maior o que
me responderão vocalmente convencendome tam claramente na reposta que dei em sima que
dei em abono de VM, e para eu me valer melhor desta doutrina aa pus por escrito e por este
ser para mim o maior regalo d alma e não uzara eu como proximo quando o não repartira
e comunicara com as pessoas a quem amo, como he a de VM a quem Deveis toda felicidade
e para mim sera sempre grande empregarme em seu servico Dandome VM novas suas de que
farei toda a estimassam Goarde Deos a Vm como pode eta
Servo de VM
Abraham Israel Frois