PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2204

1783. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, encarregado de negócios, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

ResumoO autor reporta um crédito na conta do destinatário e fala sobre assuntos políticos.
Autor(es) Cipriano Ribeiro Freire
Destinatário(s) João de Almeida de Melo e Castro            
De Inglaterra, Londres
Para S.l.
Contexto

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir a “ambiguidade” resultante junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento não houve geração. Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Fontes:

Schedel, Madalena Serrão Franco. 2010. Guerra na Europa e interesses de Portugal: as colónias e o comércio ultramarino. A acção política e diplomática de D. João de Melo e Castro, V Conde das Galveias (1792 -1814). Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3910101)

Suporte um quarto de folha de papel não dobrada escrita no rosto e no verso.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Fundo Casa dos Condes daas Galveias
Cota arquivística Maço 9, 3, Correspondência Geral, R-S, Ribeiro Freire
Fólios [1]r-v
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Sandra Antunes
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2010

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo e Exmo Snr

O Correio passado tive a honra de receber huma carta com que V Exa se dignou favorecerme em data de 7 do corrente; e por me per-suadir que V Exa faz a devida justiça aos meus Sentimentos; e póde julgar, pela muita mercê que me faz, do quanto lhe devo ser obrigado; por isso não cançarei a V Exa com novas expressões do meu reconhecimento, e do humilde respeito com que me offereço no Seu Serviço. Para que V Exa póssa dispõr do Dinheiro que se acha na mão de Dias Santos, fui procurallo, e informar-me de qual fosse o Balanço de conta a favor de V Exa, e achei que V Exa he Credor de £51,1 de que se póde servir, ordenando-me tudo que for do seu agrado. Sinto que as Serpentes Centenarias façam tão insuportavel, como desagradavel a Sociedade dessa capital; e mal por mal, mil vezes Londres. O Sr Luiz Pinto de Sousa por se achar molesto, não póde escrever hoje a V Exa, e dezeja que eu lhe participe, em como julga acharem-se a estas horas assignados na Corte de Paris, os Preliminares da Paz Geral, entre os Plenipotenciarios das Potencias Belligerantes. Esta noticia he adquirida de boa parte, e merece o Credito de authêntica, no momento mesmo em que este Successo se considera como problematico. O tempo não me permitte maior extensão, senão a de rogar a V Exa me honre sempre com as Suas Ordens, e benevolencia. Deos Guarde a V Exa m anos.

Londres 21 de Janeiro de 1783. De V Exa O mais obgo e humilde venor, e fiel criado. C R Freire

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases